Páginas

7.12.15

Opinião da semana e agenda (PB, DF, MG, MA, PI)


(atualizado às 16:19h de sexta 11)

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Vamos para mais uma semana de trabalho e gestão em defesa de nossa Caixa de Assistência. Pelo título da postagem, dá para perceber que pouco tempo terei para postar atualizações. Minha agenda prevê um percurso de trabalho de milhares de quilômetros. Estarei em um Estado brasileiro em cada dia da semana. 

Estas agendas nos Estados são fruto de nosso foco na melhoria de gestão da Cassi. Estamos dando posse às novas gerências das Unidades Cassi após processo seletivo para primeiros gestores, que realizamos assim que chegamos eleitos para contribuir com o fortalecimento de nossa entidade de saúde. 


OPINIÃO SOBRE AS NEGOCIAÇÕES CASSI

A próxima mesa de negociação entre o patrocinador Banco do Brasil e a Comissão Negociadora das entidades nacionais do funcionalismo será no dia 21 de dezembro. As entidades fizeram proposições ao Banco na última quinta 3 como, por exemplo, a antecipação de contribuições patronais (prevista no Estatuto) para que a Cassi opere na normalidade orçamentária em 2016, enquanto se desenvolvem as negociações entre Banco e associados envolvendo custeio, novos investimentos e ampliação do modelo assistencial.

Também foi proposto que o Banco arque com os investimentos necessários para os projetos contidos nas iniciativas estratégicas (R$ 150 milhões), apresentadas pelos gestores eleitos no final de 2014 para avançar na gestão nas áreas de regulação e organização dos prestadores de serviços de saúde e melhoria de processos e produção de dados. Estas melhorias devem ocorrer para facilitar a ampliação do Modelo de Atenção Integral à Saúde, que na Cassi se dá através da Estratégia Saúde da Família (ESF), que é organizada nas bases onde estão instaladas as CliniCassi. 

O Sistema Integrado de serviços de saúde deve ser ampliado e estendido para o conjunto dos participantes porque além dos benefícios na promoção de saúde e prevenção de doenças, também é modelo que apresenta melhores perspectivas de eficiência e resolutividade no uso dos recursos da Cassi.

As entidades representativas (Contraf-CUT, Contec, Anabb, Aafbb, Faabb) ficaram de organizar os debates com suas bases sociais para apresentarem novas propostas ou propostas adicionais às que já estão colocadas à mesa com o Banco. Também estão discutindo calendário de mobilização e luta para as negociações com o patrocinador.

A Contraf-CUT e suas entidades sindicais devem se reunir nesta semana. Infelizmente, pelo calendário de gestão da Cassi que eu já tinha programado, não poderei estar nos fóruns daquele espaço político de onde sou oriundo. Eu sugeri outras datas, mas a maioria optou por ser nesta semana.

De qualquer sorte, informo aos nossos associados da Cassi, que já apresentei as minhas propostas adicionais para a Comissão Negociadora (dia 2) e para os sindicatos da Contraf-CUT (26/11), em reunião que pude participar. 

Sou uma pessoa com formação política em respeitar os fóruns de discussões e deliberações e, nos dias e locais apropriados até este momento, já manifestei minha opinião de Diretor de Saúde e Rede de Atendimento para esta nova fase das negociações, fase onde a temporalidade é muito menor que aquela do início de 2015, pois não conseguimos avançar ao longo do ano para a conquista dos aportes por parte do Banco do Brasil, mesmo com mobilização ocorrida na Campanha Salarial dos funcionários. Mas agora é necessário encontrar soluções nos próximos meses.

Após todo o trabalho que tivemos em estudar a Cassi, o histórico da implantação do modelo assistencial definido, apontar as responsabilidades que o patrocinador e gestor BB tem - da mesma forma que os gestores eleitos pelo Corpo Social -, temos a convicção que as duas partes devem ceder um pouco em suas posições para encontrarmos uma solução de consenso e reequilibrar o plano de saúde dos funcionários - Plano de Associados.

Seguimos à disposição das entidades representativas sempre que quiserem a nossa opinião.

Repito mais uma vez a minha emoção e alegria ao finalizar na quinta 3 e sexta 4, as 17 Conferências de Saúde da Cassi do ano de 2015, mesmo sem recursos financeiros por veto dos indicados do BB na gestão, com públicos excepcionais neste ano e com muita participação social nos Conselhos de Usuários. Acreditamos muito nesses contatos com a base da Cassi para buscarmos soluções conjuntas para os problemas que a nossa entidade de saúde enfrenta, parte deles inerentes ao setor saúde como um todo. 

Agradecemos de coração a todo apoio que tivemos das diversas entidades do funcionalismo e das lideranças da comunidade BB. Podem seguir contando com o nosso trabalho firme em defesa da Cassi e dos associados.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Plenária com associados da ativa e aposentados
no Sindicato dos Bancários da Paraíba.

SEGUNDA 7

Dia de trabalho na Unidade Cassi PB. Após a posse da nova gerência da unidade Paraíba, teremos plenária às 19h no Sindicato com os trabalhadores para falarmos sobre a Cassi.

Post Scriptum (3:50h de terça 8):

Tivemos um dia de trabalho produtivo na segunda. Chegamos pouco depois do meio-dia em João Pessoa.

Fizemos reunião com os funcionários da Cassi na Unidade. Depois tivemos o evento da posse da nova gerência com a participação das lideranças locais do BB e das entidades representativas. Por fim, fizemos uma reunião de trabalho com a gerência.

À noite, participamos de Plenária no Sindicato sobre a Cassi. Apesar do feriado local na terça, participaram cerca de 30 pessoas.

Embarcando 3:24h para Brasília. Vamos chegar de manhã e ir direto para a reunião da Diretoria.


TERÇA 8

Estaremos em Brasília, na sede da Cassi, para a reunião semanal da Diretoria Executiva.

Post Scriptum (0:10h de quarta):

Cheguei a Brasília, vindo de João Pessoa, pela manhã e tive que ir direto para o trabalho.

A reunião da Diretoria foi até às 14h, mas tive que almoçar e ficar a tarde toda fazendo leitura e escrevendo votos. Parei por volta de 19h, quando não consegui mais fixar as ideias por ter ficado sem dormir desde o dia anterior.


QUARTA 9

Dia de trabalho na Unidade Cassi MG. Teremos a posse da nova gerência da unidade no Estado de Minas Gerais.

Post Scriptum (22:52h):

Estamos no aeroporto de Confins (MG), embarcando para São Luiz (MA).

Tivemos um excelente dia de trabalho na Unidade Cassi MG. Fizemos o evento de posse do novo gestor da unidade com a presença de diversas lideranças e autoridades, onde demos informações gerais sobre a Cassi.

Depois realizamos reunião com os funcionários da Cassi. Tiramos dúvidas sobre o momento e as perspectivas de trabalho e projetos para nossa Caixa de Assistência.

Por fim, fizemos uma reunião estratégica com os gestores.

Agradeço a acolhida que tivemos por parte de tod@s. Vamos para a próxima tarefa de gestão da semana. 


QUINTA 10

Dia de trabalho na Unidade Cassi MA. Teremos a posse da nova gerência da unidade no Estado do Maranhão.

(Maranhão: 2ª visita como Diretor)

Post Scriptum (00:24h):

Estamos no aeroporto de São Luiz para voar para o Piauí. O dia de trabalho na Unidade Cassi Maranhão foi engrandecedor.

Tivemos o evento de posse da nova gerência da unidade, com a participação das lideranças do BB e das entidades representativas da ativa e aposentados.

Na parte da tarde, tivemos uma ótima reunião de trabalho com os funcionários da Cassi.

Por fim, nos reunimos com os gestores da Unidade Cassi MA até o início da noite. Enfim, aprendemos coisas novas sobre a nossa entidade de saúde e procuramos dar as informações necessárias aos funcionários sobre o momento da Cassi. Valeu a pena o nosso dia!

Também acabei de enviar para diagramação o Boletim Prestando Contas Cassi nº 18, que deve ir ao ar na próxima semana.


SEXTA 11

Dia de trabalho na Unidade Cassi PI. Teremos a posse da nova gerência da unidade no Estado do Piauí.

Post Scriptum às 16:19h:

Estamos no aeroporto de Teresina para voltar a Brasília. Missão cumprida. Estivemos a trabalho em 5 bases diferentes nesta semana.

Aqui no Piauí, primeiro tivemos uma ótima reunião com os funcionários da Cassi logo às 9h da manhã.

Depois, às 11h, tivemos a posse da nova gerência da Unidade Cassi PI. Contamos com a presença de lideranças locais do Banco e das entidades representativas e Conselho de Usuários.

Participamos de reunião com o Conselho de Usuários da Cassi PI entre meio-dia e 13h.

Por fim, fizemos uma reunião de gestão e ao final ainda pude conversar com nosso pessoal do Sindicato.


SE ESTIVERMOS FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO E O PERTENCIMENTO, NOSSO TRABALHO PARA A CASSI ESTARÁ VALENDO A PENA

Ufa! Foi uma semana longa e trabalhosa, mas exitosa. Falamos com centenas de pessoas envolvidas com a nossa Caixa de Assistência. Volto cansado fisicamente, mas cheio de energia por acreditar que estamos fazendo o bom caminho na gestão da Cassi em nome dos associados que representamos.

Voando...



Nenhum comentário: