Páginas

14.12.15

Opinião da semana e agenda do diretor (AL e DF)


(Atualização às 13:25h de sábado, 19/12)



Cassi - Opinião da semana



"Nosso Tempo

I

Esse é tempo de partido,
tempo de homens partidos.

Em vão percorremos volumes,
viajamos e nos colorimos.
A hora pressentida esmigalha-se em pó na rua.
Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos.
As leis não bastam. Os lírios não nascem
da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se
na pedra.

Visito os fatos, não te encontro.
Onde te ocultas, precária síntese,
penhor de meu sono, luz
dormindo acesa na varanda?
Miúdas certezas de empréstimos, nenhum beijo
sobe ao ombro para contar-me
a cidade dos homens completos.

Calo-me, espero, decifro.
As coisas talvez melhorem.
São tão fortes as coisas!

Mas eu não sou as coisas e me revolto.
Tenho palavras em mim buscando canal,
são roucas e duras,
irritadas, enérgicas,
comprimidas há tanto tempo,
perderam o sentido, apenas querem explodir...
"


(A rosa do povo, 1945, Carlos Drummond de Andrade)


Considerações

Como diz o poeta, tenho percorrido volumes, viajado e visitado fatos. Tenho palavras em mim buscando canal...

Sou dirigente eleito em uma entidade de saúde dos trabalhadores. Como diz o mestre Antonio Candido "o que somos é feito do que fomos". 

Trago em minha forma de ser e atuar como representante de trabalhadores toda a experiência que acumulei em mais de uma década atuando como dirigente sindical de formação cutista, que sempre levou a sério os princípios, concepções e práticas do bom sindicalismo.

Aprendi logo cedo na direção do movimento sindical a sempre ir para a base conversar com os trabalhadores cada vez que nos pegávamos em dilemas, disputas internas sem fim, chateações, puxação de tapete, dúvidas sobre o que fazer ou que rumo tomar, enfim, cada vez que nossas energias estavam sendo gastas na burocracia interna e concentradas mais para dentro do Sindicato do que para os trabalhadores, eu saía e passava horas na base, nos locais de trabalho.

Após conversar com os trabalhadores, voltava curado de qualquer desânimo, tinha muito claro as decisões a tomar e qual era meu papel e meus compromissos para defender aqueles que representava e buscar soluções para suas demandas e necessidades.

Na semana passada, além de ter estado em Brasília para nossas longas e duras reuniões de Diretoria Executiva, cada vez mais tensas em face das crises atuais e divergências internas, estive em quatro Estados brasileiros a trabalho - PB, MG, MA, PI. Falei com dezenas de trabalhadores da Cassi, lideranças locais das entidades representativas do funcionalismo do Banco do Brasil e associados da ativa e aposentados que representamos na gestão da entidade. Dormi e comi pouco, mas falamos olho no olho com pessoas, fortalecemos nossos compromissos com a Cassi e os associados. Sei o que represento e a expectativa que gero nas pessoas.

Essas semanas de conversas com as bases sociais da Cassi pelo Brasil é reflexo do que fiz neste ano e meio de mandato. Para mim, só tem sentido representar se for assim, indo até onde as pessoas estão, mesmo que isso esteja sendo pesado para mim, em termos de agenda dobrada com reflexos até na saúde.

Nos próximos dias e semanas, decisões importantes serão tomadas ou posições serão estabelecidas sobre a nossa entidade de saúde dos trabalhadores. As negociações iniciadas no primeiro semestre deste ano ainda não encontraram soluções consensuais entre o Banco do Brasil e as representações do funcionalismo.

Eu sempre tenho em mente as lições de Edward Said com suas conferências reunidas no livro "Representações do intelectual". Temos que ser claros e honestos na tomada de posição sobre o que entendemos ser o melhor para a situação dada, mesmo que isso não agrade às maiorias ou àqueles grupos políticos ao qual estamos vinculados ou interagindo. Eu atuo assim desde que virei representante eleito pelos trabalhadores.


"Calo-me, espero, decifro.
As coisas talvez melhorem.
São tão fortes as coisas!

Mas eu não sou as coisas e me revolto..." (Drummond)


Muitas conversas estão acontecendo nos bastidores. Muitas ao meu redor, sem passar por mim, que sou um dos gestores principais. Eu conheço profundamente como funcionam as coisas no movimento. Mas a vantagem é que agora, aliás, também conheço muito mais a entidade que administro.

Nosso tempo será de decisões. As coisas são muito marcadas por contextos, conjunturas e momentos. Nem sempre, os grupos sociais tomam decisões com olhar apenas no objeto sob análise, mas sim no conjunto de interesses desses mesmos grupos.

Muito aprendi e sei o que defendo, principalmente após os milhares de quilômetros que percorri neste ano, ouvindo e falando com milhares de pessoas da base social da nossa Caixa de Assistência, e, sobretudo, percorri o país levando a mensagem do modelo de saúde que defendemos e que queremos estender para todos os participantes - queremos cuidar da saúde deles.

Eu serei muito firme, franco e direto nas posições que tomarei nos próximos dias nos espaços de debate e construção sobre a sustentabilidade e custeio de nosso Plano de Associados. Se for minoria nesses espaços, tenho a certeza e a consciência de que estou defendendo o que acho que é melhor para a Cassi e para os associados que represento.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento



AGENDA DE TRABALHO DO DIRETOR DE SAÚDE

SEGUNDA 14

Dia de trabalho em Maceió, Alagoas. Evento de posse da nova gerência da Unidade Cassi AL e reunião com as lideranças e representações locais.


Ser bem recebido pela Comunidade que representamos
compensa todo o sacrifício que fazemos em nosso trabalho.
Obrigado pela bela faixa (foto) companheir@s de Alagoas!

Post Scriptum (às 22:20h):

Madrugamos às 4:30h, fomos e voltamos a Alagoas. Apesar do pouco tempo que tivemos em Maceió, pudemos conversar com as lideranças tanto do Banco do Brasil quanto das entidades representativas e conselheiros de usuários.

Aproveitamos as quase oito horas de voos e aeroportos para ler boa parte da pauta de reunião da Diretoria de amanhã. Devo ter lido mais de cem páginas de súmulas.

Ainda sobrou tempo para fazer uma conversa política sobre a Cassi agora à noite. Chega, continuamos amanhã.


TERÇA 15

Reunião de Diretoria Executiva da Cassi.

Reunião Prévia do Conselho Deliberativo da Cassi.

Post Scriptum (23:59h):

Pois é, looongo dia! Saímos da Cassi bem depois das 22h. Estávamos todos esgotados. Amanhã cedo recomeçamos.

Saúde do Diretor de Saúde: jamais poderia imaginar que aconteceria comigo. Meu estresse atual afetou minha saúde. Eu que sempre fui pressão arterial 12x8 e já estou medindo 3 vezes por semana a pedido de meu médico de família (ESF/CliniCassi), acabei de medir 13x10. Quem diria! Decepcionado comigo mesmo! (será que a culpa é minha?)

O que ocorreu com minha saúde em 3 semestres na nova função é o mesmo que está acontecendo com meus colegas bancários, cerca de 100 mil trabalhadores.

Hoje, nossa gestão na Cassi tem um objetivo que sintetiza todo o meu trabalho como Diretor de Saúde: estender para o conjunto dos participantes da Cassi o direito a ter uma equipe de família (ESF) cuidando e acompanhando a saúde desse povo estressado pelo trabalho bancário.

Faz quase uma década que a Cassi e seus gestores deixaram de ampliar a cobertura do Modelo Assistencial de Estratégia Saúde da Família (ESF) para os associados. Já mostrei isso em números. É sobre isso que estou falando Brasil afora em minhas visitas aos associados e entidades representativas, sempre na defesa de nossos projetos de saúde na Caixa de Assistência.

William Mendes


QUARTA 16

Dia de reunião do Conselho Deliberativo da Cassi. Os diretores devem ficar à disposição dos conselheiros.


Cassi no apagar das luzes de quarta 16/12, às 21h.
Post Scriptum (às 21h):

Agora que se apagaram as luzes na Cassi Sede 2º andar. Eu quis muito ir para as manifestações em defesa da democracia hoje aqui na Capital Federal. Se eu saísse correndo, ainda pegaria o final das atividades, mas não estou em condições...

Difícil contar para amig@s, companheir@s e associados que representamos, o dia duro que tivemos aqui.

Devo ir pra casa me refazer para amanhã cedo.

TODO APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA OS RETROCESSOS E GOLPISMOS QUE ESTÃO SENDO GESTADOS CONTRA O POVO TRABALHADOR QUE REPRESENTAMOS!




QUINTA 17

Dia de reunião do Conselho Fiscal da Cassi. Os diretores devem ficar à disposição dos conselheiros.

Post Scriptum (às 23:43h):

Nesta quinta, além de leituras pela manhã, tivemos a reunião com as gerências de nossa Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento. Debatemos o planejamento da nossa diretoria para 2016 e, apesar das crises várias, reais e aumentadas, estamos com muitos projetos de trabalho para atuar em parceria com todas as entidades da Comunidade BB nos estados, para ampliarmos a ESF e envolvermos mais ainda os associados no dia a dia de nossa Cassi. Estarei muito próximo das representações no ano que vem.

Enquanto jantava há pouco, li meia hora de postagens na rede social facebook e fiquei muito feliz de ver nossas lideranças dos Conselhos de Usuários defendendo a Cassi e explicando um monte de coisas para outras pessoas. Inclusive, nossos conselheiros não aceitam leviandades e maledicências falsas contra a nossa Caixa de Assistência. E quando a dúvida ou reclamação parece ter fundamento, indicam a melhor forma de buscar solução. Eu defendo com muita convicção nossos conselheiros e conselheiras que fazem um trabalho sério e voluntário em defesa da Cassi. Valeu pessoal! 

Pode ter uma parte pequena que não reconheça o valor de tod@s vocês nos Conselhos de Usuários, mas eu agradeço de coração em nome da Cassi.


SEXTA 18

Dia de trabalho na Cassi sede.

Post Scriptum (às 13:25h de sábado):

Saí na sexta-feira da Cassi pouco depois das 18h. Foi uma semana muito difícil. Dessas de afetar a saúde da gente. Mas vencemos os dias.

Nenhum comentário: