Páginas

4.12.15

Entidades apresentam propostas na continuidade das negociações da Cassi


Comentário do Blog

Segue abaixo matéria da Contraf-CUT sobre as negociações a respeito da Cassi. Informo que participei da reunião preparatória da Comissão Negociadora das entidades na sede da Anabb, na quarta 2, mas não pude estar na mesa com o BB nesta quinta 3 em Brasília porque tinha o compromisso com a Conferência de Saúde da Cassi RJ, onde fiz apresentação sobre "Sustentabilidade da Cassi". Evento que contou com a participação de 318 pessoas e deixamos aqui um agradecimento a tod@s que participaram e que contribuíram para a realização da Conferência, como o Sindicato dos Bancários, Anabb, AABB, Cooperforte, demais entidades parceiras como a Aafbb e o Conselho de Usuários RJ e um agradecimento especial aos funcionários da nossa Cassi, na figura da gestora Adriana.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Os funcionários cobraram a resposta sobre a possibilidade de o Banco fazer investimentos nos projetos em desenvolvimento na Cassi

03/12/2015


Representantes dos funcionários e aposentados do BB
apresentam propostas ao banco - Agnaldo F. de Azevedo

Em reunião realizada nesta quinta-feira (3), as entidades representativas dos funcionários e aposentados apresentaram ao Banco do Brasil propostas e premissas para continuidade das negociações na mesa da Cassi.

Os funcionários cobraram a resposta sobre a possibilidade de o Banco fazer investimentos nos projetos em desenvolvimento na Cassi que contemplam as propostas já apresentadas na mesa sobre ampliação do modelo de Atenção Integral à Saúde. Também foi cobrado do BB a validação e conclusão da parte do projeto feito na Cassi que dependia das áreas de indicados do Banco.

O Banco informou que estudou os investimentos e os projetos, que também demandam investimentos, e afirmou que é possível dar respostas na próxima reunião.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, após a discussão de pauta emergencial visando o fechamento do exercício de 2015 e as discussões durante a Campanha Nacional dos Bancários, a negociação entra agora numa nova fase, em que as propostas apresentadas precisam ser amplamente debatidas com todos os funcionários ativos, aposentados e pensionistas. "Acreditamos na unidade do funcionalismo em busca de soluções concretas para a Cassi, sem perda de atendimento para qualquer associado."



Apresentação de propostas

Com intuito de garantir o bom funcionamento da Cassi, sem corte de programas ou de atendimento, os representantes dos associados defenderam junto ao Banco as seguintes propostas:

- A antecipação de contribuições patronais futuras de 06 (seis) meses, conforme Art. 25 do Estatuto da Cassi que diz que eventuais insuficiências financeiras do Plano de Associados da Cassi poderão ser cobertas pelo Banco do Brasil S.A. exclusivamente sob a forma de adiantamento de contribuições.

- Manutenção das atuais coberturas do Plano de Associados para todos os participantes (ativos, aposentados, pensionistas e dependentes)

- Aperfeiçoamento e integração dos modelos e processos de negociação e regulação

Garantia de acesso ao Modelo de Atenção Integral à Saúde com a Estratégia Saúde da Família para todos os participantes do Plano de Associados

- Investimento de R$ 150 milhões, exclusivamente pelo BB, para viabilizar os projetos-piloto de expansão do Programa de Estratégia Saúde da Família;

- Garantia estatutária da proporcionalidade contributiva de 1 (participante) x 1,5 (BB);

- Debate sobre o custeio da Cassi que contemple a capacidade de pagamento de despesas e a recomposição de reservas;

- Manutenção da solidariedade como regime de custeio

- Garantia estatutária de reavaliação periódica do custeio

- Manutenção do compartilhamento da gestão

- Compartilhamento da responsabilidade pelos eventuais déficits, na proporção das contribuições de participantes e BB


As entidades informaram ao Banco que continuam debatendo propostas adicionais e que serão apresentadas nas próximas reuniões.

O Banco do Brasil informou que a antecipação de contribuições, embora estatutária, é cercada de vários fatores, incluindo os contábeis que apresentam questões delicadas. Mas ainda assim, fará os estudos necessários para dar uma resposta às propostas apresentadas.

A próxima reunião acontecerá no dia 21 de dezembro, na sede do Banco em Brasília.


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: