Páginas

24.11.15

Opinião da semana e agenda do Diretor de Saúde da Cassi (DF, RR, SP)


(Agenda atualizada às 23:19h de sexta, 27)




"Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente."


(Mário Sérgio Cortella, no livro “Não nascemos prontos! - Provocações Filosóficas”)


Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Esta frase do professor Cortella ilustra bem o que tem sido minha vida e minha passagem como gestor eleito pelos associados na Caixa de Assistência. Não nascemos prontos e todos os dias aprendemos mais, enfrentamos desafios e melhoramos.

Nesta semana de trabalho na gestão de nossa Caixa de Assistência temos agenda intensa de debates internos, haja vista que a semana é de reunião mensal do Conselho Deliberativo da entidade, órgão máximo decisória, além do fórum de consulta ao Corpo Social.

Na segunda-feira 23, tivemos a reunião prévia entre os eleitos para avaliação da pauta da reunião do CD. A reunião durou até perto de 22h. Ao mesmo tempo, estou com uma quantidade enorme de documentos, textos técnicos e estudos a serem lidos, produzidos e encaminhados. É muita coisa mesmo.

Nesta terça 24, estamos na Cassi à disposição da reunião do Conselho Deliberativo. Também é dia da reunião semanal da Diretoria Executiva, que terá início assim que terminar a reunião do CD. A pauta também não é pequena e essas reuniões podem ser tensas e de divergências normais na gestão entre os representantes dos patrocinadores Corpo Social e Banco do Brasil.

Ainda nesta terça à noite, viajo para Boa Vista, Roraima, onde terei na quarta-feira 25 evento formal de posse de nossa nova gerência da Unidade Cassi RR. Na oportunidade, teremos contato com as autoridades e lideranças locais, trabalho que temos feito intensamente para fortalecer a Caixa de Assistência dentro da Comunidade Banco do Brasil e para dar mais pertencimento ao Corpo Social sobre sua entidade de saúde.

Ainda na quarta-feira 25, iremos direto de Roraima para São Paulo, onde, na quinta 26, participaremos de reunião nacional de entidades sindicais vinculadas à Contraf-CUT com pauta única sobre a questão das mesas de negociação entre o Banco do Brasil e a Comissão Negociadora das entidades representativas do funcionalismo. A mesa foi uma conquista dos eleitos, associados e entidades para debater o déficit do Plano de Associados da Cassi e encontrar equilíbrio e sustentabilidade na entidade de saúde dos funcionários do BB.

Nesta reunião, serão atualizadas as informações para as entidades e lideranças que participarem. A reunião faz parte do calendário que a Comissão Negociadora discutiu para as próximas semanas.

Na sexta-feira 27 estarei de volta à Brasília onde tenho agenda de trabalho na parte da manhã.


OPINIÃO SOBRE A CASSI

Tenho viajado pelo Brasil debatendo Cassi, apresentando o histórico da entidade e buscando fortalecer tanto o espírito de pertencimento de seus associados, buscando integrar a geração novíssima que está na ativa e que tem menos tempo de Banco com a geração que já participou e viveu tantas lutas em busca de direitos, inclusive de saúde.

Estamos dizendo ao Banco do Brasil, que é patrocinador e também gestor da Cassi e responsável pelos resultados bons e ruins da entidade, que qualquer solução para dar equilíbrio para o Plano de Associados da Cassi não pode ser de ônus unilateral, ou seja, só onerar os associados. ISSO NÃO SERIA CORRETO!

Como eleitos pelo Corpo Social da Cassi, buscamos construir informações e dar equilíbrio ao debate entre Banco e associados e suas entidades representativas. Hoje, os associados têm claro que o Banco também deve arcar financeiramente para corrigir o desequilíbrio do plano de saúde dos funcionários.

Estamos à disposição para os debates e queremos construir consensos em benefício da Cassi, e nossa ótica é que é possível fortalecer a entidade, sem afetar os direitos em saúde conquistados pelo funcionalismo ao longo de sua história.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Quarta 25

Post Scriptum às 14h:

Estamos embarcando de Boa Vista, Roraima, para São Paulo. Vamos passar o dia em voos e aeroportos.

Fizemos um bom evento de posse da gerência da Unidade Cassi RR e contamos com a participação das lideranças e representações locais. Fizemos um panorama de atualização sobre as negociações entre a Cassi, BB e entidades representativas. 

Pedimos apoio das lideranças locais para atuarmos junto aos associados da ativa e aposentados sobre a questão de levar até eles o modelo assistencial da Cassi de promoção de saúde e prevenção de doença, através da Estratégia Saúde da Família (ESF). Nosso objetivo é aumentar a cobertura do modelo para mais associados, como é preconizado na nossa entidade de saúde.

Vamos adiante. Temos textos a ler e a produzir durante o dia em voos.


Quinta 26

Post Scriptum à 01:12h:

Após trabalhar em Boa Vista até meio-dia, passei o dia todo entre voos e aeroportos. Cheguei a SP, vindo de Roraima, por volta das 23h.

Consegui ler dezenas de páginas de textos da Cassi. Acabei de finalizar uma entrevista sobre a Cassi, respondendo a um pedido do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Agora vamos dormir para retomar a luta pela Cassi nesta quinta em debate na Contraf com sindicalistas. 

Eu viajei para esse debate a convite do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, que se encarregou de minhas passagens de ida e volta. Desde já, agradeço e estamos à disposição para falar e debater sobre Cassi.


Sexta 27

Post Scriptum à 1h:

Cheguei de São Paulo (em Brasília) por volta de 22h. Descansei um pouco e trabalhei uma hora com leituras sobre a Cassi. Vamos dormir. Tivemos um dia com debates muito bons a respeito da nossa Caixa de Assistência com dezenas de representantes sindicais na sede da Contraf-CUT em SP.


Post Scriptum às 23:19h:

Fechamos a semana de trabalho. 

Nesta sexta, tivemos produção de textos e documentos no âmbito da Cassi. Na parte da tarde, foi a confraternização dos funcionários das diretorias de Saúde e Rede de Atendimento e de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, na AABB Brasília. Ainda voltei à Cassi e trabalhei até umas 19h.

Além dos trabalhos internos em Brasília, nesta semana estivemos em Roraima e São Paulo. Falamos com algumas dezenas de lideranças da Comunidade Banco do Brasil.

Bom final de semana a tod@s os nossos pares da classe trabalhadora.

William Mendes

Nenhum comentário: