Páginas

23.11.15

Negociações Cassi: mesas com BB foram retomadas na quinta 19


(matéria da Contraf-CUT, com comentários do Blog ao final)

Entidades reafirmaram ao banco os consensos produzidos nos acordos da Campanha Nacional 2015

19/11/2015


Na retomada da Mesa de Negociações da Cassi entre entidades representativas do funcionalismo e o Banco do Brasil, nesta quinta-feira (19), foi reafirmado ao Banco os consensos produzidos nos acordos da Campanha Nacional dos Bancários 2015. Entre eles, destacam-se o investimento no modelo de Atenção Integral à Saúde através da Estratégia Saúde da Família (ESF), ter o princípio da solidariedade como uma premissa fundamental do plano de associados, a garantia de cobertura para ativos, aposentados, dependentes e pensionistas e, ainda corresponsabilidade entre BB e associados.


Na ocasião, o Banco foi informado que em relação a proposta apresentada pela empresa houve grande divergência nas entidades em relação à constituição de um fundo para o pagamento do compromisso pós-laboral, mesmo a mesa reconhecendo avanços nas discussões.


As entidades propuseram ao Banco estabelecer um cronograma de negociações mais intensivo e que sejam apresentadas novas propostas para serem discutidas, tanto no âmbito da sustentabilidade de longo prazo, como também em questões financeiras emergenciais de forma a garantir o atendimento a todos os associados.


Os representantes dos funcionários afirmaram que o processo negocial está sendo positivo até o momento, visto que na mesa estão sendo produzidas formulações e sendo concretizadas soluções emergenciais que permitiram não esgotar as reservas da Cassi até o final de 2015, além de inserir o debate junto ao funcionalismo do BB.


Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos funcionários do BB, a retomada das negociações é de extrema importância, uma vez que a Cassi requer toda nossa atenção neste momento. “Os sindicatos deverão preparar os debates sobre o assunto com os funcionários de todos os segmentos dentro do Banco, para iniciarmos nas bases um calendário de mobilização em prol da Cassi. A construção de um acordo que garanta a sustentabilidade da Cassi passa pelo envolvimento de todos”, explicou Wagner.


A próxima reunião está agendada para o dia 3 de dezembro na sede do BB, em Brasília.

Fonte: Contraf-CUT


COMENTÁRIO DO BLOG

Nos dias 19 e 20 de novembro, eu estive com agenda dedicada às Conferências de Saúde de Santa Catarina e Paraná, e não poderia faltar aos compromissos, haja vista que os eventos com importante participação social só estão ocorrendo devido ao grande apoio político e financeiro que as entidades representativas estão dando neste momento de orçamento contingenciado e não liberação de recursos para as 15 Conferências previstas em 2015.

No entanto, pude participar da reunião prévia da Comissão Negociadora na quarta 18, na sede da Anabb, e avalio como positivos o debate, as intervenções e a renovação dos consensos e busca de unidade em defesa da Cassi.

A reunião prévia das entidades representativas tirou como tarefa as entidades buscarem envolver suas afiliadas e associados e construírem um calendário de mobilização e, de preferência, uma proposta de consenso ou com premissas unitárias para as negociações com o patrocinador Banco do Brasil.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (eleito)

Nenhum comentário: