Páginas

28.8.15

Dia dos bancários é referência de luta de classes



Os bancários têm muita história de luta e 
mobilização social. Foto do site do Seeb SP.

Olá companheir@s, amig@s e colegas bancári@s,

28 de agosto é o dia dos bancários. Uma das categorias de trabalhadores mais organizada do país e que sempre esteve na vanguarda do movimento de luta por mais direitos sociais e contra as injustiças sofridas diariamente pelo povo e classe trabalhadora.

Sou bancário desde 1988, quando entrei no Unibanco e trabalhei no CAU da Raposo Tavares. Saí em 1990 e já em 1992 ingressei por concurso público como escriturário do Banco do Brasil.

Tive a felicidade de ser representante eleito dos trabalhadores bancários entre 2002 e 2014 no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e na Contraf-CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - entre 2006 e 2015.

Parabéns aos bancários e bancárias e vamos à luta!



Dia do bancário

Foi em 28 de agosto de 1951 que começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da categoria. Os bancários reivindicavam um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

Os grevistas enfrentaram forte repressão, mas os banqueiros, que ameaçavam retirar direitos como salário profissional e adicional por tempo de serviço, ficaram surpresos com a capacidade de organização e mobilização da categoria.

Forte greve e luta trouxeram outros ganhos:



Dieese – A greve de 1951 trouxe outras repercussões importantes, como a criação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), quatro anos mais tarde. As sementes do hoje respeitado instituto foram lançadas a partir do questionamento dos índices oficiais de custo de vida do governo, que por pressão dos bancários tiveram de ser refeitos naquele ano e pularam inexplicavelmente de 15,4% para 30,7%. O Dieese surgiu com o objetivo de municiar os trabalhadores com dados estatísticos confiáveis.

CUT – Outro acontecimento histórico lembrado no dia 28 de agosto é o aniversário da CUT (Central Única dos Trabalhadores), fundada durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 1983. Numa época em que o Brasil ainda vivia sob o jugo da ditadura militar, o plano aprovado pelos cerca de 5 mil trabalhadores reunidos em São Bernardo do Campo previa lutas pelo fim da lei de segurança nacional e por eleições diretas para presidente.


Um pouco mais de história

A greve de 1951 foi a primeira contra o Decreto 9.070 da ditadura do Estado Novo, que proibia greves e amordaçava o movimento sindical dos trabalhadores. Foi um movimento pela liberdade sindical, em favor da democracia, contra os "atestados de ideologia" exigidos pelo Ministério do Trabalho dos candidatos a cargos sindicais, pela participação dos sindicatos na fiscalização das condições de trabalho e emprego, pela eleição de representantes dos bancários para a direção dos antigos Institutos de Aposentadorias e Pensões e pela participação dos sindicatos na fiscalização e elaboração das leis trabalhistas.

A data começou a ser comemorada já no ano seguinte, em 1952, por decisão do IV Congresso Nacional dos Bancários, realizado em Curitiba. Em 1957, a Assembleia Legislativa oficializou a data no Estado de São Paulo e, em 1959, o Congresso Nacional estendeu a data para todo o Brasil ao aprovar projeto do deputado federal bancário Salvador Romano Lossaco.

Enfim, no existem conquistas sem luta!


Campanha dos Bancários 2015

Hoje, estou Diretor de Saúde eleito pelos bancári@s do Banco do Brasil e a nossa Caixa de Assistência passa por mais uma crise de déficit no Plano de Associados em sua história.

Nosso mandato tem sido em função de ampliar o modelo de saúde de Atenção Integral, focado na promoção de saúde, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação para uma vida melhor de seus participantes. Também estamos muito focados em recuperar o espírito de pertencimento dos associados e a participação de todos no dia a dia da Caixa de Assistência. 

Na Cassi, o modelo assistencial é baseado nas unidades CliniCassi e na Estratégia Saúde da Família (ESF). O modelo precisa ser estendido para o conjunto dos participantes. Temos propostas e iniciativas estratégicas apresentadas para alcançar esses objetivos.

O momento é de luta na mesa específica dos bancários do BB, que é concomitante à mesa geral da Campanha Nacional dos Bancários na Fenaban. Também estamos com uma bela unidade construída nesses últimos meses com as entidades do funcionalismo da ativa e aposentados.

É lutar, mobilizar, acreditar na nossa capacidade de conquistar do patrão/patrocinador BB os aportes necessários para fortalecer a nossa Cassi.

Abraços e vamos à luta!

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Fonte: com informações da Contraf-CUT e do próprio Blog

Nenhum comentário: