Páginas

19.8.15

Campanha 2015 - Resoluções de Saúde do 26º Congresso Nacional dos Funcionários do BB (I)



Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Já estamos na Campanha Nacional dos Bancários. A estratégia aprovada pela categoria bancária é o modelo de mesa geral para negociar os direitos na Fenaban, onde assinamos a única Convenção Coletiva Nacional (CCT) do País, e temos as mesas concomitantes nos bancos públicos, onde se negociam as pautas específicas aprovadas nos congressos dos trabalhadores destes bancos.

O 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, aconteceu neste ano em SP e definiu a pauta de reivindicações específicas do funcionalismo. Um dos eixos prioritários e que teve um grande debate no congresso e foram construídos consensos importantes é o tema Saúde e Cassi.

As negociações começaram esta semana. Hoje 19/08 teve negociação com a Fenaban e na semana que vem começam as negociações nas mesas concomitantes do Banco do Brasil e da Caixa Federal.


BLOG VAI ABORDAR AS RESOLUÇÕES DE SAÚDE/CASSI

Vamos abordar aqui no Blog as resoluções debatidas e aprovadas no nosso 26º Congresso dos Funcionários do BB como contribuição ao movimento dos trabalhadores e às nossas entidades representativas.

Nossa ideia é contribuir para colocar todo o nosso funcionalismo, da ativa e aposentados, envolvido e mobilizado neste que é o momento de maior organização e mobilização dos bancários no ano, a data-base. Cito também os aposentados porque as resoluções e propostas no BB e na Caixa afetam diretamente a vida de nossos colegas aposentados.

Abaixo, começo a transcrever as resoluções da área de saúde e da Cassi, pois hoje estou gestor da nossa Caixa de Assistência, eleito pelos associados e com o apoio das entidades representativas.

Como se pode observar, a ampla maioria das resoluções do 26º Congresso tem relação direta e está em sintonia com as propostas dos representantes eleitos pelo Corpo Social da Cassi, pois se referenciam no modelo de Atenção Integral à Saúde, Estratégia Saúde da Família (ESF), promoção de saúde e prevenção de doenças em geral e ocupacionais, enfim, tudo que está nas propostas dos eleitos e da Diretoria de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi.

Boa campanha a tod@s nós trabalhadores,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi






Resoluções do 26º Congresso Nacional dos Funcionários do BB

Saúde/CASSI

·         O princípio e fundamento de nossa Caixa de Assistência Médica deve ser solidariedade. Não aceitaremos nenhuma proposta do Banco que ameace este princípio;
·         Implementação efetiva de um modelo preventivo e não apenas curativo;
·         Separar os custos dos adoecimentos oriundos do dia a dia de trabalho, que devem ser arcados pelo Banco do Brasil, dos custos gerais dos programas de Atenção Integral à Saúde na Cassi, que visam toda a população assistida da Caixa de Assistência Médica;


·         Reconhecimento e valorização dos Conselhos de Usuários da Cassi



COMENTÁRIOS DO BLOG:

- A questão da participação social através dos Conselhos de Usuários sempre foi uma bandeira que defendemos. As entidades representativas e as lideranças do funcionalismo têm acompanhado o esforço de nossa Diretoria de Saúde, responsável pelo apoio aos Conselhos, em fortalecer estes fóruns. 


Das 10 Conferências de Saúde realizadas em 2014, que renovam os Conselhos de Usuários, eu pude estar em 9 delas. Neste ano, a representação do BB na Cassi negou verba para realizarmos as 17 Conferências previstas para os Estados e, mesmo assim, nós nos dispusemos a buscar apoio das entidades representativas e estamos realizando todas elas. 

Inclusive, após nossa chegada à gestão da Cassi, vamos completar nesta semana com a I Conferência de Saúde da Cassi Amapá, a implantação de Conselhos de Usuários em 100% das Unidades da Federação.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento

Nenhum comentário: