Páginas

7.7.15

Negociações Cassi - Entidades representativas se reuniram com atuários


(reprodução de matéria)

Na última sexta-feira, 3 de julho, houve nova reunião entre os representantes das entidades que integram a Comissão de Negociação sobre a sustentabilidade da Cassi.

Um dos focos da reunião foi ouvir os atuários da Previ e da Cassi sobre os números e as premissas que embasam a proposta apresentada pelo Banco do Brasil.

Outro objetivo foi aprofundar o debate entre as entidades que participam da mesa de negociação, no sentido de fortalecer a busca da unidade para conquistar a melhor proposta possível para o conjunto dos associados.

Os atuários da Cassi e da Previ informaram que as premissas utilizadas pelo BB no cálculo da sua provisão foram, em grande parte, fornecidos pela Previ. Outras premissas, como a taxa de juros, foram definidas pelo próprio BB. A fórmula de cálculo foi definida pelo Banco e avaliada pela consultoria Gama e pela auditoria KPMG. Assim, os atuários entendem que os números apresentados devem estar corretos. Por outro lado, lembram que são números que definem o montante de contribuições patronais para os aposentados no nível de 4,5%, e não as despesas projetadas para períodos futuros.

Quanto ao aprofundamento da busca de unidade entre as entidades representativas dos participantes, foram reforçados os consensos de que a solução da Cassi deve garantir o atendimento indiscriminado de ativos e aposentados, que a solidariedade é fator imprescindível, que o Banco deve continuar co-responsável pela sustentabilidade da Cassi e que, portanto, a divisão de futuros déficits somente entre participantes é inadmissível. Foram discutidas alternativas apresentadas por diversas entidades e todas elas serão levadas em consideração nas próximas rodadas de negociação.

Ao final, ficou acertado que a próxima reunião com o Banco deve acontecer no próximo dia 10 de julho


Fonte: Anabb

Nenhum comentário: