Páginas

18.6.15

Cassi - Estratégia Saúde da Família na prática





Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Estou em Curitiba (PR). Já é madrugada de quinta 18 e cheguei há pouco para mais um dia de trabalho pela nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do BB. 

Em conjunto e com o apoio do Sindicato dos Bancários de Curitiba, teremos agenda cheia até de noite para falar com centenas de bancários e bancárias sobre as questões da Cassi e sobre o modelo assistencial definido para a nossa entidade de saúde desde a Reforma Estatutária de 1996: o modelo de Atenção Integral à Saúde, que na Cassi se dá através dos serviços próprios (CliniCassi) e pela atenção primária com equipes multidisciplinares que cuidam dos associados e familiares.


Atenção Integral à Saúde, com CliniCassi e Estratégia Saúde da Família (ESF)

Temos abordado em palestras, reuniões com associados, entidades representativas e também em Conferências de Saúde o histórico da nossa Caixa de Assistência, o modelo de custeio solidário, o modelo assistencial e a forma como ele foi definido e que está em implantação desde os anos noventa, porém sem foco nos últimos anos em ampliá-lo para o conjunto dos associados da ativa, aposentados e pensionistas e seus respectivos dependentes.

A missão da Cassi em promover saúde, prevenir doenças ou agravamento delas, recuperar e reabilitar nossos bancários e familiares é a melhor estratégia para aplicar de forma racional os recursos do Plano de Associados.

O adoecimento das populações atuais tanto em países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento e as consequentes demandas por serviços de saúde têm relação profunda com agravamentos das condições de saúde pelo não acompanhamento médico de doenças crônicas como diabetes, colesterol e hipertensão arterial. 

Estudos mostram que essas doenças crônicas são responsáveis por mais de 70 por cento das origens por demandas de saúde na fase das agudizações de problemas oriundos dessas doenças.


Atenção primária é modelo eficaz porque identifica precocemente doenças e cuida das pessoas

Nesta quarta-feira 17 passei na CliniCassi Sul, juntamente com a esposa, para retorno à Estratégia Saúde da Família. Estamos cadastrados e sendo acompanhados no programa da Cassi desde que chegamos a Brasília. Meu filho também, apesar de ser um jovem.

O programa de Atenção Primária é base do modelo assistencial da Cassi e de muitos países centrais e bem conceituados em saúde como Canadá, Inglaterra, Holanda e Cuba.

Vejam vocês o exemplo clássico do que é descobrir e acompanhar as características do adoecimento de nossas populações para evitar agravamentos ou encontrar curas o mais cedo possível para as pessoas.

Os exames de minha esposa, que não pratica esportes e come um monte de coisas supergostosas e calóricas que eu não como, deu tudo legal, de fazer inveja: taxas de glicose, colesterol, pressão arterial, coração etc. (deve ser porque ela ri mais que eu...)

Aí o cara que corre com regularidade, come menos coisas doces e gostosas e acha que está sobrevivendo bem, sai do consultório com umas recomendações do doutor para mudar alguns hábitos alimentares. (é pra cortar só tudo que gosto...)

Achei muito interessante isso porque é exatamente o que ocorre com a nossa população. 

Somos trabalhadores que vivemos no limite do estresse no trabalho, nas metas, sofremos assédio, vivemos superjornadas de trabalho, dormimos pouco, nos alimentamos mal... nem preciso continuar, né! Essa é a vida do bancário!

Nessa categoria, os trabalhadores estão adoecendo pelas principais doenças da atualidade e nós da Cassi precisamos cadastrar e cuidar de 100% desses participantes da Caixa de Assistência porque isso é o melhor a ser feito para cada funcionário, sua família e também é mais econômico e usa de forma mais racional os recursos da Cassi.

Por fim, saí da consulta com a equipe multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família com uma receita para cortar um monte, mais um monte de coisas que como todo dia! Mas a forma como o pessoal nos atende é muito legal. Eu não sou obrigado a mudar nada, mas posso fazer um esforço em nome das pessoas que amamos e de nossa própria saúde.

Mas prometo a mim mesmo e ao nosso médico de família que daqui a uns meses estarei com o colesterol no ponto de equilíbrio. (tenho um excelente colesterol bom - HDL - por correr, mas tenho que diminuir o colesterol ruim).

O que eu, minha família e nosso médico de família sabemos é que um dos fatores que tenho que lidar com ele e que não é bom pra saúde é o nível absurdo de estresse... mas esse eu tenho que conviver com ele e administrar, até porque minha missão é política e de representação de meus colegas bancários.

Entenderam como é importante o modelo assistencial da nossa Caixa de Assistência?

Vamos dormir pra debater com os bancários paranaenses nesta quinta 18/06.

William Mendes

Post Scriptum: essa agenda de trabalho pela Cassi está sendo patrocinada pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba.

Nenhum comentário: