Páginas

12.5.15

Negociação sobre a Cassi começa com muitos debates e sem propostas do BB



(reprodução de matéria da Contraf-CUT)


Entidades querem que negociação avance
para propostas sobre a Cassi.
Foto: Guina Ferraz

Teve início nesta terça-feira dia 12, em Brasília, a mesa de negociação sobre Cassi entre entidades representativas do funcionalismo e o Banco do Brasil. A criação da mesa específica foi uma reivindicação da Contraf-CUT, que coordenou os trabalhos, com a assessoria dos sindicatos, entidades associativas de funcionários da ativa e aposentados, como Anabb, Aafbb, Federação dos Aposentados - Faabb, Afabb- SP e da Contec. 

Para Wagner Nascimento, que coordenou a mesa pela Contraf-CUT, foi extremamente importante o início das negociações, uma vez que a situação atual da Cassi exige o encontro de soluções e há uma cobrança dos funcionários da ativa e aposentados para que se chegue a uma solução de forma negociada.

"É importante que os sindicatos continuem as discussões nos locais de trabalho acerca do tema Cassi e que os funcionários procurem se informar mais sobre a situação nos boletins dos eleitos e nos relatórios anuais disponíveis para consulta. O banco afirmou que tem propostas sobre vários temas discutidos nesta primeira reunião e estas serão apresentadas ao longo das discussões." destaca Wagner.



Funcionários defendem solidariedade e assistência a todos

Na mesa de instalação das negociações o Banco informou que inicialmente as discussões seriam com a governança da Cassi e que entende que as soluções para os problemas apresentados devem passar por uma mesa com as entidades e ampla representação do funcionalismo.

O Banco apresentou um diagnóstico sobre a situação atual da Cassi, o déficit dos últimos quatros anos e, ainda, um quadro comparativo entre as despesas da Cassi com a média das outras entidades de autogestão.

O Banco afirmou que os problemas de gestão apontados não se referem a um período específico e os representantes dos funcionários lembraram que os problemas de gestão são comuns entre indicados do Banco e eleitos e alguns problemas são de longa data na Cassi, há muitos anos.

O Banco reconhece que a atual Diretoria tem tido coragem em atacar alguns problemas crônicos de gestão, mas que é necessário aprimorar mais ainda os processos, citando as questões envolvendo negociação com prestadores e regulação, algo que os eleitos também têm apontado nos boletins "Prestando Contas Cassi".

Alguns consensos foram apontados, como por exemplo, o de que é melhor investir na prevenção da saúde dos funcionários.

Nos debates também ficou acertado na continuidade dos trabalhos a presença dos dirigentes eleitos da Cassi, para auxiliar no debate.

Os representantes dos funcionários apontam que deve ser mantido o princípio da solidariedade e também a assistência aos funcionários ativos e aposentados pela Cassi. Neste ponto do debate, o Banco afirma que o modelo de solidariedade deve ser aperfeiçoado, mas não apresentou nenhuma proposta específica sobre o tema.

O Banco também fez uma apresentação sobre os valores da contribuição patronal e de funcionários à Cassi e seus impactos no balanço financeiro do Banco.

Especificamente sobre o balanço, o Banco informou que devido a Deliberação CVM 695/2012 que remete ao Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 33(R1) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata de benefícios a empregados, o provisionamento no balanço do Banco referente aos benefícios da Cassi aos empregados chega ao montante de 5,8 bilhões de reais.

O Banco afirmou que não há interesse em retirar a assistência aos funcionários aposentados, mas que para conseguir uma alternativa para se chegar a um consenso, o debate deve passar por encontrar alternativas para o tratamento do pós-laboral. 

A mesa de negociações terá continuidade na próxima semana, com reunião marcada para o dia 19 de maio, também em Brasília. 


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: