Páginas

25.5.15

Conferência no Recife discute a sustentabilidade da Cassi (matéria Sindicato)


(reprodução de matéria)



Funcionários ativos e aposentados do Banco do Brasil participaram nesta quinta-feira, dia 21, da 8ª Conferência de Saúde da Cassi (Caixa de Assistência dos Funcionários do BB) de Pernambuco, cujo tema foi “Sustentabilidade da Cassi”. Durante o encontro, realizado na sede da AABB, tomaram posse os novos representantes do Conselho de Usuários, para a gestão de 2015 a 2017: Luiz Freitas e Renato Brito são os representantes do Sindicato.

A palestra “Sustentabilidade da Cassi” foi ministrada pelo Diretor eleito de Saúde e Rede de Atendimento da Caixa de Assistência, William Mendes de Oliveira. Diante dos sérios problemas financeiros enfrentados pela Cassi, representantes dos funcionários e do banco têm negociado soluções para torná-la sustentável.

De acordo com William, “retomar a cultura de pertencimento dos beneficiários em relação à Cassi é essencial para que possamos achar a solução de sustentabilidade. Os bancários são os donos da Cassi e devem se comportar como tal”.

No exercício de 2014, a Cassi fechou as contas com déficit de R$ 108 milhões. E o plano Cassi Associados, composto por funcionários da ativa, aposentados e seus dependentes, não se sustenta há mais de uma década.



William explicou que o sistema de saúde fragmentado, baseado no modelo curativo e centrado no atendimento de doenças agudas, está em crise, pois a principal necessidade da população está no tratamento nas doenças crônicas.

“É preciso ampliar o modelo integrado, que prioriza a atenção integral à saúde, com atenção primária e uso mais inteligente dos serviços”, completou o diretor.

Na última terça-feira, dia 19, o Banco do Brasil apresentou proposta sobre a sustentabilidade da Cassi, que será analisada pelos representantes dos funcionários. Para mais informações sobre a proposta clique aqui.

Para a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, o Banco do Brasil precisa avançar nas negociações para solucionar os problemas da Cassi. “Infelizmente, não estamos vendo boa vontade do banco nas negociações. Inclusive esta Conferência da Cassi sempre foi apoiada pelo banco, mas, desta vez, o BB não ajudou em nada. Inclusive, o próprio Sindicato teve de ajudar financeiramente para viabilizar a realização do evento este ano”, explica Jaqueline.

Conselho de Usuários - O secretário de Aposentados do Sindicato, Luiz Freitas, e o secretário de Relações Intersindicais, Renato Brito, foram empossados representantes do Conselho de Usuários da Cassi, para gestão 2015-2017.


Fonte: Camila Lima - Seec PE / Fotos: Cláudio Vaz

Criado por: Fábio Jammal e Postado em: 22/5/2015 19:56:19

Nenhum comentário: