Páginas

25.2.15

Começa o 3º módulo do 9º Curso de Formação da Contraf-CUT



Participam do curso, realizado em Luziânia, 36 dirigentes e assessores.

Começou nesta segunda-feira 23, e vai até a sexta 27, o terceiro módulo do 9º curso de formação Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro, o PCDA (Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores) promovido pela Contraf-CUT em parceria com o Dieese e autofinanciado pelas entidades filiadas à Contraf-CUT. 

Ao todo, 36 dirigentes sindicais bancários e assessores de entidades filiadas à Contraf-CUT, de várias partes do Brasil, receberão o certificado do curso, que teve seu primeiro módulo em novembro e o segundo em dezembro do ano passado. 

Promovido pela Secretaria de Formação da Contraf-CUT, esta última etapa está sendo realizada no Hotel Fazenda Vale dos Pássaros, em Luziânia, no entorno de Brasília. 

"Com este curso a Contraf-CUT fecha um ciclo formativo neste mandato 2012/15, cumprindo o compromisso assumido pela diretoria eleita em seu 3º Congresso em manter o PCDA na grade permanente de formação para as entidades filiadas. Outro compromisso cumprido pela Secretaria de Formação neste mandato foi a realização de cursos temáticos de especialização em áreas relevantes nos desafios da organização do Ramo Financeiro. Fizemos dois cursos na área de Saúde dos Trabalhadores, um curso sobre a questão da Terceirização, um curso sobre Previdência Complementar e um sobre Negociação Coletiva. Para uma agenda tão complexa quanto a nossa, entendo que todos nós - Diretoria, Dieese e entidades filiadas - realizamos um bom percurso formativo", avalia William Mendes, secretário de Formação da Contraf.


Programação

Com finalidade de preparar os dirigentes sindicais para os desafios das funções de liderança no movimento, estão sendo abordados assuntos fundamentais na negociação com os bancos e na organização da categoria. Os eixos temáticos são:

- estrutura organizativa da Contraf-CUT;
- organização sindical de base dos bancários;
- saúde e condições de trabalho;
- emprego e remuneração no setor bancário;
- segurança bancária;
- igualdade de oportunidades;
- negociação coletiva no setor bancário;
- conjuntura e desafios para a ação sindical em 2015. 


PCDA

Desde 2008, a Contraf-CUT e o Dieese construíram uma parceria para aplicar um curso de formação sindical sólido e consistente. O Dieese pesquisou e debateu com os seus técnicos, dialogando com a Contraf-CUT, até formatar a grade atual do curso, que vem sendo aperfeiçoada a cada nova turma.

Entre 2009 e 2012, o curso percorreu as cinco regiões do país: Sudeste (MG e RJ), Sudeste (Fetec SP), Nordeste, Centro-Norte e Sul. Na atual gestão da Contraf-CUT (2012/2015), foram realizadas três turmas do curso.

"Aproveito o fechamento de mais este curso, que encerra meu mandato de seis anos na Formação, para agradecer a grande parceria e apoio que tivemos ao longo desses anos de nossas entidades sindicais e associativas, de toda a Diretoria da Confederação na figura do presidente Carlos Cordeiro e quero deixar um agradecimento especial a toda a equipe do Dieese nas figuras de Carlindo e Regina que percorreram conosco milhares e milhares de quilômetros desse Brasil, vencendo todas as dificuldades comuns ao dia a dia da formação", conclui William Mendes.


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: