Páginas

9.12.14

Para Contraf-CUT, funcionários não podem pagar sozinhos conta da Cassi



A Contraf-CUT protocolou na quarta-feira 3, junto à direção do Banco do Brasil, ofício solicitando reunião para que a empresa se posicione oficialmente sobre aumento de custeio na Cassi. 

A reivindicação foi apresentada a pedido dos sindicatos, que têm recebido correspondências de funcionários alertando sobre boatos divulgados esta semana em redes sociais, denunciando que o banco pretende aumentar a contribuição dos funcionários no Plano de Associados, sem reflexo na parte patronal, além de elevar a coparticipação em exames e restringir programas de saúde mantidos pela Caixa de Assistência, dentre outras medidas que não foram apresentadas ao movimento sindical até o momento.

Veja também novo boletim dos dirigentes eleitos da Cassi sobre VII Encontro dos Conselhos de Usuários.

A representação dos trabalhadores é contra qualquer tentativa do banco de aumentar as contribuições dos trabalhadores sem nenhuma negociação com os funcionários e aguarda rápida resposta do Banco do Brasil.

Alterações no custeio exigem aprovação dos funcionários e mudança no estatuto da Cassi.

"Os sindicatos não aceitam imposição de medidas que onerem os trabalhadores e querem discutir seriamente com o banco o futuro da Cassi e o que há de concreto nos boatos. O banco é responsável junto com os funcionários por garantir atendimento aos associados e manter o equilíbrio da entidade. Qualquer alteração no custeio da Cassi exige mudança do estatuto, que também prevê que as decisões devem ser compartilhadas entre banco e trabalhadores e não podem ser tomadas unilateralmente", afirma Wagner Nascimento, Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. 

Fonte: Contraf-CUT


--------------------------------

Post Scriptum:

Divulguei a postagem no Facebook com a seguinte mensagem:


"CONTRAF-CUT E ENTIDADES SINDICAIS REIVINDICAM REUNIÃO COM BB SOBRE A CASSI

Envolvimento dos sindicatos de trabalhadores e das entidades representativas são fundamentais para fortalecer e proteger a Caixa de Assistência e esta unidade é o que estamos construindo desde que chegamos à direção em junho de 2014. Todos e todas devem ficar atentos e mobilizados porque sem luta social não há direitos e não há avanços. Isso é básico na história da luta de classes. Bom dia trabalhadores!


William"


Post Scriptum II:

No dia 12, depois desta postagem, anotei na conta do Facebook, comentário sobre atuação dos dirigentes paranaenses em fortalecer a participação social através dos Agentes Facilitadores, que ajudam a cadastrar e manter rede credenciada à Cassi. Estive ao lado deles neste projeto:


"AGENTES FACILITADORES (VOLUNTARIADO) TEM TUDO A VER COM O CONCEITO DE PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL QUE ESTAMOS ESTIMULANDO NA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BB

Parabéns a vocês companheir@s paranaenses por levarem adiante desafio tão nobre. Aos poucos, vamos fazendo o trabalho contínuo de estímulo à participação social pelo bem de nossa Caixa de Assistência. Obrigado e estamos juntos neste projeto que defendemos porque acreditamos nele.

Cheguei há pouco (23h) de mais uma participação em debate com lideranças sindicais e associados da Cassi.

Estou cansado mas de coração leve porque neste semestre pude levar nossas ideias e defesa de projetos da Caixa de Assistência para cerca de 3 mil pessoas percorrendo milhares e milhares de quilômetros neste nosso querido Brasil. Abraços e sigamos firmes defendendo a Cassi porque acreditamos naquilo em que estamos empenhados.


William"

Abaixo, temos o teor da reunião, que contou com o apoio do companheiro André, presidente do Cesabb PR.

"11 de dezembro de 2014 ·

Reunião na sede da Cassi, em Curitiba, para organizar a participação das AABBs do Paraná no projeto AGENTE FACILITADOR.

O Agente Facilitador é um projeto que visa melhorar a rede de atendimento da Cassi no interior do Estado e terá início em 73 cidades do Paraná.

Em cada uma destas cidades será escolhido um representante voluntário, entre funcionários da ativa ou aposentados do BB, que atuará junto à rede de prestadores locais e participantes para monitorar, propor novos credenciamentos e acompanhar as condições do atendimento da rede Cassi.

Deste modo, articulado com os gestores do banco, as entidades representativas dos funcionários e forças locais, o Agente Facilitador de cada uma das 73 cidades representará o Conselho dos Usuários para:

• Prospectar credenciamentos em região de carência
• Manter a rede credenciada atualizada
• Articular o relacionamento adequado com a rede credenciada
• Aproximar o Conselho de usuários dos participantes da CASSI no interior do estado
• Interiorizar as ações do Conselho de Usuários
• Estimular a participação dos participantes da CASSI contribuindo com o controle social

As AABBs serão estimuladas a encampar esse importante projeto para melhorar as condições de atendimento da Cassi no interior do Estado do Paraná.

Nenhum comentário: