Páginas

4.12.14

Agenda: Diretor Eleito de Saúde da Cassi - 6 meses fortalecendo a participação social e a transparência

Em Pré-Conferência de Saúde em Santa Maria, RS.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,


Eu e meus companheiros e companheiras da Chapa Todos pela Cassi completamos 6 meses de mandato na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. Juntos com nossos companheiros e companheiras eleitos em 2012 na Chapa Cuidando da Cassi, liderados por Mirian Fochi, tivemos um semestre de muito trabalho e de muita parceria, estudos, negociações e busca de diálogo com o corpo social, as entidades representativas e com o patrocinador também. Nós acreditamos muito na força da participação social e na sinceridade e transparência na representação.


Já é madrugada de quinta-feira, 4 de dezembro. Estou em Cuiabá, Mato Grosso. Vim para participar da VII Conferência de Saúde da Cassi e posse do Conselho de Usuários do Estado. Eu gosto de estar entre os trabalhadores e associados e fiz questão de ir a todas as conferências de saúde neste ano. Só não pude ir a do Tocantins por motivos de agenda, mas com essa Conferência completo 9 oportunidades de debate com a base social sobre a Cassi, questões de saúde e nossos projetos de fortalecimento da Cultura de Pertencimento à Caixa de Assistência.


9 ESTADOS VISITADOS EM CONFERÊNCIAS DE SAÚDE

Estive nesses seis meses em 9 das 10 Conferências nos Estados de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Rondônia (onde foi reinstalado o Conselho de Usuários), Goiás, Pará, Rio Grande do Sul (e também fui a uma pré-conferência em Santa Maria), Alagoas e Paraíba. Como disse, devo uma visita ao Tocantins.


13 CONSELHOS DE USUÁRIOS

Além do contato com os Conselheiros de Usuários das 9 Conferências de Saúde que pude participar, também aceitei convite e pude conversar com os Conselhos de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Paraná.


DEBATE COM DELEGAD@S SINDICAIS E SINDICATOS

Tive a oportunidade de apresentar nossas visões sobre saúde do trabalhador e propostas para a nossa Caixa de Assistência e debater com as lideranças bancárias do Mato Grosso, Belo Horizonte e São Paulo, Osasco e região.

Tenho agendado ainda compromisso com os companheir@s de Jundiaí no dia 11 de dezembro.


ENTIDADES ASSOCIATIVAS DO FUNCIONALISMO BB

Também consegui conciliar a agenda, seja em férias, seja em meio a outros compromissos, e pude estar em debates com os associados da AAFBB no Rio de Janeiro, na ANABB em Brasília e estarei nesta sexta-feira 5 na AFABB SP.



CEBB E CONTRAF-CUT

Durante a Campanha Nacional dos Bancários, me coloquei à disposição para assessorar as lideranças sindicais no que fosse necessário, principalmente em relação às questões de Saúde do funcionalismo do BB e dos associados da Cassi.

Também já nos pronunciamos internamente na gestão da Cassi que somos favoráveis à inclusão na Caixa de Assistência dos bancários e bancárias oriundos de bancos incorporados, no eixo defendido nos congressos de trabalhadores como Cassi Para Todos.

ENCONTRO DOS CONSELHOS DE USUÁRIOS


Realizamos em novembro, o VII Encontro dos Conselhos de Usuários da Cassi e foram dois dias de debate democrático buscando soluções para os problemas da Caixa de Assistência, formas de fortalecer o voluntariado e a Cultura de Pertencimento dos associados.

FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO INTERNA NA CASSI

Neste semestre de gestão, também fizemos um esforço grande em realizar um encontro dos gerentes das Unidades Cassi de todos os Estados e DF em setembro. Foi um momento de conhecer melhor os problemas vividos pelos funcionários da Cassi no dia a dia de atendimento aos nossos participantes. Nosso quadro funcional é muito dedicado e agradeço profundamente a todas e todos.

Durante a revisita ao Planejamento Estratégico da Cassi, envolvemos os nossos gerentes executivos e demais funcionários das áreas dos eleitos.


COMUNICAÇÃO DOS ELEITOS

Nestes 6 meses de gestão na Cassi com mais parceria entre os eleitos, criamos o Boletim Prestando Contas Cassi. Nesta semana vai sair o número 6 e nosso objetivo com os boletins é que os sindicatos e entidades representativas distribuam tanto em papel quanto eletronicamente para informar e formar melhor nossos associados sobre as questões de saúde e da Caixa de Assistência.

Eu mesmo já consegui distribuir alguns milhares de boletins na base em 3 estados - SP, DF e RJ.

Mas o boletim só terá efeito de preparar o corpo social para mobilizações se a distribuição for feita em escala, para o conjunto dos associados das entidades representativas.


MODELO DE ATENÇÃO INTEGRAL COMO SISTEMA DE SERVIÇO DE SAÚDE

Nestes seis meses, apresentamos para o corpo social da Caixa de Assistência, neste périplo todo que descrevi acima, a nossa proposta de modelo de saúde para a Cassi. Ele é baseado nas melhores experiências mundiais de promoção de saúde e prevenção de doenças.

Nossa proposta é aprofundar o modelo de Atenção Integral à Saúde, através da Atenção Primária e da Estratégia Saúde da Família (ESF), implantando CliniCassi e equipes de família de acordo com a necessidade de cada base social e de acordo com mapas epidemiológicos e perfis da população atendida. Esse modelo é mais sustentável e lida com o perfil de adoecimento das populações do século XXI.

Ao mesmo tempo, ao longo de muitos anos, as gestões anteriores da Cassi perderam oportunidades importantes de estender para o conjunto dos participantes da Caixa de Assistência este modelo, em momentos que entraram receitas novas como o BET entre 2011 e 2013 e o aporte e receitas novas entre 2007 e 2010. Sem implantar as mudanças necessárias, o modelo de sistema de saúde fragmentado volta a apresentar desequilíbrio com o passar do tempo.


ORÇAMENTO DE 2015 DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA

O Conselho Deliberativo da Cassi, a instância máxima na governança da entidade, vai discutir no próximo dia 19 de dezembro o orçamento da entidade para o ano de 2015.

Não foi feita nenhuma discussão no CD sobre Sustentabilidade e Custeio, nem foram apresentadas propostas naquele fórum na reunião do mês de novembro, como circulou boatos em algumas entidades associativas ou rede social nestes últimos dois dias.

Mas na reunião do orçamento do exercício de 2015 haverá debate entre representantes dos eleitos e representantes do Patrocinador Banco do Brasil. É assim que acontece todo ano.

É importante que os participantes, entidades sindicais e associativas acompanhem os informes dos eleitos e o debate que vai acontecer a partir do dia 19, porque nestes momentos sempre há divergências entre as propostas das representações dos trabalhadores e as propostas do Banco.

A Contraf-CUT enviou ao BB nesta quarta-feira 3 ofício pedindo ao banco reunião para buscar informações do próprio patrocinador sobre os boatos de propostas do Banco sobre a Cassi.

A cobrança da Contraf-CUT é importante porque os eleitos na gestão da Cassi têm regras de governança a seguir e devem respeitar normas, regulamentos, estatutos, regimentos internos etc.


Uma coisa eu tenho muita tranquilidade em afirmar: todo o nosso mandato será como foram esses 6 meses, ou seja, Prestando Contas, fortalecendo a Participação Social e defendendo a Cassi e o interesse do conjunto dos participantes da ativa e aposentados com toda a dedicação que nossa energia permite.


William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento


Post Scriptum: nesses 6 meses, foi muito bom ter feito debates fraternos e com muito respeito nos momentos de divergência de opinião porque, nestas horas, os debatedores crescem. 

Algumas pessoas podem não gostar da forma como eu me visto, mas eu também nunca gostei da forma como algumas pessoas se vestem ou se comportam e nem por isso deixei de manter uma postura respeitosa. Já pensou que chato seria identificar alguém no meio daqueles uniformes dos homens de preto... cada um na sua, né!


Post Scriptum nº 2: lamento profundamente o falecimento de David Salviano, nosso colega do BB e presidente da Cassi. É muito triste um colega dedicar uma vida inteira ao Banco e à Cassi e falecer no momento em que se prepara para viver outro ritmo na merecida aposentadoria. Eu tive um semestre de convivência muito saudável com o David. Tivemos grandes debates e ele era um estudioso na área da saúde. Meus sinceros sentimentos à família.

Nenhum comentário: