Páginas

24.11.14

Contraf-CUT inicia 9ª turma do curso de formação sindical em Formosa


Próximos módulos serão em dezembro próximo e
fevereiro de 2015. Crédito: Seeb Brasília.

Começou nesta segunda-feira 24, em Formosa (GO), a 9ª turma do curso de formação Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro, um Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores (PCDA), organizado pela Contraf-CUT em parceria com o Dieese. 

O curso teve início em 2009 quando a Contraf-CUT percorreu todas as regiões do país, levando-o às bases sindicais - foram 5 turmas nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro Norte e Sul. 

A partir de 2012, o curso passou a fazer parte da grade formativa da Confederação, além dos novos cursos de especialização em temas que fazem parte dos desafios e lutas na organização dos trabalhadores do ramo financeiro.

"A grade de formação da Contraf-CUT cumpre o papel definido pela Política Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores. A CUT tem uma ampla grade formativa para preparar os trabalhadores de todos os ramos de atividade a se organizarem e conquistarem avanços dentro dos objetivos de classe estabelecidos nos congressos e plenárias. Compete aos ramos complementar a grade formativa com aquilo que é específico a cada ramo e categoria e é esta grade formativa que empreendemos desde 2009 quando assumimos a Secretaria de Formação", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT.

Este curso está sendo aplicado na região Centro Oeste e conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Fetec Centro Norte.
A 9ª turma conta com 35 participantes de todas as regiões do país. 

Estão representadas 19 entidades filiadas - sindicatos e federações - de 13 estados e Distrito Federal, sendo 20 homens e 15 mulheres.

"Estamos felizes por mais uma turma de formação instalada e com tamanha representatividade de nossos sindicatos e federações. Nesses seis anos de gestão, foram cerca de 450 participantes em cursos da Contraf-CUT, cumprindo nosso papel dentro da estrutura nacional de formação classista da CUT. Agradecemos muito o apoio e a parceria que sempre tivemos de nossas entidades e da equipe de formação do Dieese que nos acompanhou nesta jornada formativa", avalia o dirigente sindical.

Conteúdo dos módulos

O primeiro módulo abordará a história do movimento sindical, passando pelos desafios colocados na atualidade após as eleições e com a disputa de hegemonia que estará presente na sociedade brasileira.

O segundo módulo acontece em dezembro, abordará o Sistema Financeiro Nacional e Internacional, as políticas macroeconômicas, a moeda e a regulamentação do SFN, as inovações tecnológicas e o impacto no emprego da categoria e a questão do balanço dos bancos.

O terceiro módulo será realizado em fevereiro de 2015 e abordará os desafios contemporâneos dos trabalhadores do ramo financeiro como o emprego, a remuneração, a terceirização, segurança bancária, estrutura organizativa da Contraf-CUT, as questões de saúde e condições de trabalho, igualdade de oportunidades e as negociações coletivas.


Fonte: Contraf-CUT e Seeb Brasília

Nenhum comentário: