Páginas

21.11.14

Agenda de defesa e fortalecimento da Cassi (DF e PB)





Olá companheir@s, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Nesta semana de trabalho de representação na gestão da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, tivemos bons contatos com a base social, tanto com colegas da ativa e aposentados como com as lideranças e formadores de opinião.


VII Conferência de Saúde da Cassi PB

Nesta quinta-feira 20, dia da Consciência Negra e de homenagem a Zumbi dos Palmares, estivemos na VII Conferência de Saúde da Cassi Paraíba, que abordou o tema "Longevidade para você e para a Cassi".

O evento foi muito positivo, com grande participação dos associados da Cassi no Estado da Paraíba e agradeço muito o belo trabalho de organização do evento por parte de nossa equipe da Cassi PB, liderada pela nossa gerente Maria Helena. Agradeço também a acolhida que tivemos por parte de tod@s, inclusive das lideranças do Sindicato, das entidades associativas, do Conselho de Usuários e do Banco do Brasil.

Na oportunidade, distribuímos também o 2º Boletim Prestando Contas Cassi que aborda o tema da Judicialização e das instâncias de recursos da Caixa de Assistência.

Fico feliz por ter conseguido levar nossa mensagem de fortalecer a Cultura de Pertencimento aos associados da Caixa de Assistência e tenho feito um grande esforço para ir a todas as bases e a todas as entidades associativas que nos convidam para apresentar os projetos que defendemos para o avanço da Cassi, enquanto plano de autogestão em saúde com um sistema de Atenção Integral à Saúde, que promova e cuide da saúde de todos e que seja mais sustentável ao longo do tempo.

Estabeleci objetivos "desafiadores" a mim mesmo para fazer um mandato muito próximo dos associados. Já estive nestes meses de gestão em conferências de saúde e em debates com entidades representativas dos associados em RO, PI, PA, MA, GO, DF, RJ, SP, RS, PR, PB, AL e MT. Estive em outros estados também, mas em agendas de trabalho da Cassi sem contato com as bases sociais.


Visita e debate na Anabb com GATs e Diretoria

Na terça-feira 18, tive a oportunidade de conversar com a Direção da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e com seus representantes dos Grupos Assessores Temáticos, que se reúnem periodicamente para debaterem questões de saúde e qualidade de vida, previdência, relações trabalhistas, novos funcionários do BB, entre outros temas.

Foi mais uma tarde de debates no sentido de fortalecer a Caixa de Assistência e a Cultura de Pertencimento, além de falar sobre nossos projetos de ampliação do modelo de Atenção Integral à Saúde.

Agradecemos nas figuras de Sérgio Riede e Fernando Amaral o convite e a acolhida que tivemos por parte das lideranças da entidade e estamos à disposição para construir unidade em defesa da Cassi e do funcionalismo do BB.


Planejamento estratégico da Cassi 2015/2019


A semana de trabalho foi muito intensa como vocês podem ver. Na segunda 17 e terça 18, finalizamos o trabalho de revisita ao planejamento estratégico da nossa Caixa de Assistência. Por parte dos eleitos, como já disse aqui neste espaço, foram mais de dois meses de trabalho ouvindo nossos trabalhadores da Cassi que estão nas Unidades dos Estados, os gerentes executivos e os programas que o corpo social elegeu para as melhorias da nossa entidade de saúde.

Nem conto aqui a quantidade de horas de trabalho buscando o diálogo com o nosso patrocinador Banco do Brasil e seus representantes na gestão da Cassi. Tenham a certeza que eu busquei nestes cinco meses de trabalho construir uma gestão dialogada com essa representação do Banco, cada qual defendendo o interesse de seu lado, nós o do corpo social.

Estamos fechando o orçamento da entidade e temos projetos importantes para fortalecer a Cassi. O tempo todo, os eleitos dispendem horas e horas de trabalho para convencer o patrocinador que o caminho para encontrar a sustentabilidade da Caixa de Assistência não é cortando direitos dos associados, muito menos onerando a eles, principalmente sem o respectivo impacto também para o Banco, que é responsável pela saúde (ou falta de saúde) de seus funcionários e é responsável pela gestão compartilhada desde os anos 90.

Nosso lado de eleitos está com propostas de mudanças e melhorias profundas para a entidade ser sustentável e cuidar de seus associados, sem o corte de direitos. 

Os vários defeitos que encontramos na gestão da Cassi e/ou a falta de avanços no modelo de saúde têm forte responsabilidade por parte do BANCO DO BRASIL porque, se por um lado, pode haver descontinuidades na metade eleita da gestão a cada dois anos, na outra metade, É O MESMO BANCO QUE INDICA HÁ PELO MENOS 18 ANOS, problemas que já poderiam ter sido resolvidos em outras gestões e não o fizeram.

Conclamo ao corpo social, que tem nos acompanhado e recebido com apoio, que fiquem atentos porque nós defendemos os direitos dos associados e não abrimos mão disso através de canetadas internas da burocracia.

Abraços,

William Mendes
Diretor Eleito de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi

Nenhum comentário: