Páginas

18.10.14

Agenda Cassi - Planejamento Estratégico na Sede e ida ao RS



Fiquei encantado com a organização e a militância 
de nossos participantes do RS. Abraços a tod@s.

Olá companheir@s, colegas do BB e amig@s,

Estamos finalizando mais uma semana de gestão na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.

Nesta semana, realizamos entre os dias 14, 15 e 16 a etapa final do Planejamento Estratégico das diretorias dos eleitos. Começamos em setembro este trabalho de definir as prioridades da gestão sob a ótica dos eleitos pelo corpo social da Cassi. 

Agradeço ao Banco do Brasil pela cessão do espaço da Gepes para nosso planejamento no modelo de imersão de grupo que tanto utilizei nos últimos anos na área de formação da Contraf-CUT.

Neste planejamento, fizemos um processo de ouvir os funcionários da Cassi porque acreditamos muito em fazer uma gestão participativa e dar pertencimento a tod@s que estão envolvidos no funcionamento da Caixa de Assistência, sejam os funcionários, sejam os participantes e suas entidades representativas.

No início de setembro, já havíamos reunido todos os gestores das Unidades Cassi dos Estados e do Distrito Federal, bem como os gestores da Central Cassi (Leia aqui). Foram três dias apresentando as propostas dos eleitos para a Cassi e ouvindo dos gestores as demandas e sugestões de melhorias na Rede de Atendimento aos participantes (as unidades e as 65 CliniCassi).

Desta vez, reunimos todas as gerências de nossas áreas da Sede da Cassi para também revisitar o planejamento da Cassi para os próximos quatro anos. Ouvir e envolver nossos gerentes e funcionários tanto nos faz aprender mais sobre a Caixa de Assistência - porque o corpo funcional detém o conhecimento técnico da entidade -, como dá pertencimento a eles sobre o projeto que defendemos para a Cassi. Foram mais três dias de imersão profunda pensando a Cassi que queremos para os participantes.

Agradecemos o apoio que nos prestou os professores Samuca e Evilásio da UNB. E a todos os funcionários das nossas diretorias.


"A prática como critério da verdade"


É isso, nossa gestão é baseada na prática daquilo que sempre defendemos. Acreditamos em uma gestão participativa. 

O retorno que tivemos dos funcionários nos deixou felizes porque o caminho é árduo quando falamos em gestão em saúde, pois os recursos sempre são limitados. Porém, são melhores as possibilidades de encontrar soluções quando há envolvimento do corpo funcional e dos participantes e suas entidades representativas (como estamos fazendo nos Estados).



Pré-Conferência de Saúde de Santa Maria - RS


Fiquei feliz de poder cumprir meu compromisso com os participantes da Caixa de Assistência no Rio Grande do Sul. Quando estive na reunião do Conselho de Usuários do RS em julho (Leia aqui), ao ser convidado para conhecer a experiência deles nas pré-conferências no interior do Estado, disse que faria o possível para participar de pelo menos uma delas.

O pessoal organizador do Conselho de Usuários e da Cassi percorre as quatro cidades do interior onde estão as CliniCassi em uma van. Uma cidade por dia. Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul e Passo Fundo. Nelas, reúne dezenas de associados e elegem os representantes voluntários.


Vejam a grande participação de nossos associados da
Caixa de Assistência no RS.

Saí de Brasília na quarta 15 bem cedo, peguei um voo para POA. Depois fui de carro até Santa Maria (290 km) com o companheiro Tremarin, Conselheiro Deliberativo eleito. Participei do evento e fiquei encantado com a energia dos colegas e com o exemplo de democracia participativa e exercício de voluntariado de todos. 

Agradeço em nome da Cassi o belo trabalho realizado pelo Conselho de Usuários do RS, liderado e coordenado pelo companheiro Maeda. Peguei um ônibus para voltar a POA, dormi algumas horas na cidade e voei para Brasília na madrugada de quinta 16 para finalizar o planejamento.


Ainda na terça 14, à tarde, tivemos uma longa reunião da Diretoria Executiva porque a pauta estava bem extensa. Tivemos que construir consensos, mas ao final conseguimos avançar em prol da Cassi.

Bom, é isso. Foi uma semana de muito trabalho.

Abraços a tod@s,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)



ELEIÇÕES 2014


PRESIDÊNCIA - VOTO DILMA ROUSSEFF PT

O Partido dos Trabalhadores tem os melhores projetos para a classe trabalhadora e o povo brasileiro.

Nenhum comentário: