Páginas

19.9.14

Mandato Cassi na Base - Mais 500 boletins entregues hoje em SP


Um café após uma manhã Prestando Contas do mandato da Cassi,
em parceria com @s companheir@s e amig@s Cláudio e Silvia.

Olá companheir@s, amig@s e colegas do BB,

Finalizamos a semana de trabalho com mais um dia de contato com os trabalhadores do Banco do Brasil para fortalecer a Caixa de Assistência (Cassi) e para aproximar a entidade dos participantes aumentando a cultura de pertencimento.

Hoje distribuímos o 3º Boletim dos Eleitos Prestando Contas Cassi (que aborda o modelo de custeio baseado na solidariedade) no Complexo São João do BB em São Paulo. Ouvimos e conversamos com cerca de 500 bancários durante a manhã. Passamos no Cenop 1900 nos andares 10, 9 e 8. Também estivemos na Gecex no 7º e 5º andares. Fizemos reunião na Agência Estilo do 6º andar e finalizamos conversando com os colegas da Agência São Paulo Centro 018.

Eu agradeço a Contraf-CUT pela confecção e impressão do boletim e também a parceria nos trabalhos hoje na São João da companheira Sílvia (Fetec SP) e do companheiro Cláudio Rocha (Sindicato).


O CONTATO COM A BASE SEMPRE FOI O MEU BÁLSAMO

Desabafo - vou falar uma verdade aos pouc@s e valoros@s que me leem: não é fácil ser representante de alguém. Mais difícil ainda é ser representante de classe, de uma categoria ou segmento dela. O problema não é conviver com as diferenças porque isso é bom e elementar para fortalecer a Política e a Democracia. O difícil é ter que lidar com as pequenezas e traquinagens comuns nas estruturas de poder. Eu busco lapidar meu caráter e meu comportamento diariamente desde agosto de 2002, quando virei representante de trabalhadores.

Uma coisa eu aprendi e adotei como modelo de vida representativa: sair das estruturas e ir para os locais de trabalho falar com os nossos representados, no meu caso os bancários e colegas do Banco do Brasil, sempre que me sinto "afogado" na burocracia das estruturas.

Confesso que sem esse esforço extra na agenda para respirar nas bases, eu não teria suportado a metade do tempo que já levo como dirigente eleito nesses anos todos. Os processos e os ritos, e às vezes as pessoas, estão organizados (ou lhes permitem) para atuarem de maneira a que nada mude, avance ou melhore. E isso se dá de forma técnica, "clean"... 

Não sei se vocês já leram "O Processo" de Franz Kafka ou "Todos os Nomes" de Saramago... o sistema é daquele jeito... é pra não mudar nada, vamos emperrar tudo... (mas nós vamos vencer isso!)

É isso! A solução de "desafogar" da burocracia indo para a base ainda funciona muito bem!

William Mendes
Diretor de Saúde da Cassi

Nenhum comentário: