Páginas

27.6.14

Cassi - Longos dias de trabalho na Caixa de Assistência





Olá companheirada, amig@s e colegas do Banco do Brasil,

Estou nas primeiras semanas de trabalho em nosso mandato como Diretor de Saúde da Caixa de Assistência dos Funcionários do BB - Cassi.

Todo início de trabalho em uma entidade tão importante e tão complexa como a nossa Cassi requer muita disposição, desejo de conhecer e compreender as complexidades do funcionamento da Caixa de Assistência, e pensar propostas de solução para os problemas existentes, além de definir as melhores estratégias para implantar as propostas que os associados votaram conosco.

A Caixa de Assistência dos Funcionários do BB é um dos maiores patrimônios do funcionalismo, foi uma conquista de décadas de lutas e solidariedade de classe e é uma entidade construída e mantida pelos trabalhadores desde janeiro de 1944.

Após estas primeiras semanas de estudos e percepções, já começo a pensar em conjunto com pessoas sérias e dedicadas que lá encontramos e que chegaram conosco, proposições para buscar a perenidade de nossa Caixa de Assistência, soluções para que o conjunto dos associados da ativa e aposentados possa sempre contar com a Cassi para manter e cuidar de sua saúde.


Desafios diversos e vamos achar soluções construídas com a participação social

Nós temos desafios internos, que passam por melhorias nos processos (e isto vem ocorrendo), temos desafios em construir consensos para implantar direitos novos para os associados, temos desafios de incluir mais participantes como, por exemplo, os mais de 10 mil bancári@s oriundos de bancos incorporados e que estão hoje sem o direito à Cassi, e temos desafios de proteger a Caixa de Assistência e demais planos de autogestão de medidas equivocadas da ANS que acabam por prejudicar planos de saúde que não visam lucro.

Um desafio gostoso de enfrentar é o de fortalecer a cultura do pertencimento dos associados à Caixa de Assistência. E, por fim, melhorar o nível de informações importantes para os participantes e suas entidades representativas. Para isso estamos já preparando o primeiro boletim dos eleitos.


A Caixa de Assistência tem que focar a Saúde das pessoas e não ser a maior no "mercado" nisso ou naquilo

Queremos fortalecer a Cassi naquilo que é a sua razão de ser, ou seja, focar na Atenção Integral à Saúde dos funcionários do BB da ativa, aposentados e familiares.

A cada novo conhecimento dos problemas da Caixa de Assistência, do contexto em que ela está inserida - uma autogestão em saúde d@s trabalhadores num mercado agressivo que lucra com a doença das pessoas - mais me convenço que o fortalecimento da entidade e sua perenidade no tempo passa por conseguir maior participação do corpo social no dia a dia da Cassi, bem como no fortalecimento das ações preventivas e de promoção de saúde e na construção de um maior espírito de pertencimento de seus participantes.


Muito trabalho a fazer e os associados merecem nossa dedicação

Nestas semanas iniciais encontramos muito pouco tempo para acessar redes sociais porque acabamos por passar longas horas na gestão da entidade, o dia todo, todos os dias, estejamos fisicamente na sede em Brasília ou em outra base.

Mas vamos buscar formas e ferramentas de comunicação para informar com mais eficácia nossos participantes e as entidades do funcionalismo sobre aquilo que estamos fazendo e dos desafios que temos.


Eleitos e associados visam melhorias de direitos em saúde e sustentabilidade da Caixa de Assistência

Uma coisa é certa: os eleitos pelo corpo social têm como objetivo defender medidas que aumentem direitos e que melhorem o atendimento, e que esses direitos dos associados sejam sempre usufruídos de forma racional e que atinjam os objetivos em saúde dos participantes, mantendo a sustentabilidade de nossa Caixa de Assistência.

É isso!

Abraços,

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento (mandato 2014/18)

Um comentário:

roberto oda disse...

Considero a CASSI um dos melhores Planos de Saúde do mercado, como não visa lucro, normalmente atende a todas as demandas. Claro que há dificuldades, mas nesse setor, dificuldade é a palavra. É preciso que a empresa mãe, no caso o BB veja com muita atenção o relacionamento CASSI/BB e que na medida do possível injete mais recursos. CASSI e PREVI são os maiores atrativos para o funcionário hoje...