Páginas

14.3.14

Demorou, mas BB retirou restrição indevida no cadastro dos funcionários


Após cobrança feita pela Contraf-CUT no início de fevereiro, o Banco do Brasil acaba de providenciar a retirada de anotações restritivas e irregulares no cadastro dos funcionários que detêm ações trabalhistas contra a empresa. Vários bancários e sindicatos haviam identificado o problema e pediram solução imediata.

"Demorou, mas finalmente o Banco retirou as anotações. É inaceitável a discriminação de um funcionário, que é cidadão brasileiro, por recorrer ao poder judiciário como garante o Artigo 5º da Constituição Federal para defender os seus direitos", afirma William Mendes, Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e Secretário de Formação da Contraf-CUT.

O abuso ocorreu quando o Banco cadastrou para todos os seus clientes anotações sobre ações que estes detivessem contra a empresa. Acontece que a totalidade dos funcionários da ativa tem conta no Banco e foi incluída nas restrições de forma ilegal por ferir a Constituição Federal. Os bancários com ações passaram a ser discriminados de forma irregular e pública.

A ilegalidade do Banco era inclusive passível de ações judiciais por dano moral e material por parte dos bancários que se sentissem prejudicados pela discriminação e restrição indevida.

"Mais uma vez, cumprimos o nosso papel de representantes de fato dos funcionários do BB", destaca William. "A Contraf-CUT e as entidades filiadas, assim que descobrem problemas que afetam os bancários, cobram soluções imediatas do Banco, buscando fortalecer as mesas e os espaços de negociação", conclui.


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: