Páginas

25.10.13

Agenda de luta - Semana combatendo assédio do bb contra grevistas


Atividade de paralisação em São Paulo Capital contra
 perseguição do bb a grevistas. Foto: M. Morais

Camaradas, estamos encerrando uma semana de muito trabalho, muita dor de cabeça e muita paciência pra lidar com urbanidade mínima e institucionalidade com o banco do brasil, que tem uma direção com algumas pessoas sádicas, que gostam de infernizar a vida dos cidadãos que trabalham, que vendem sua força de trabalho para a empresa.

Eu quero deixar claro que felizmente os sádicos parecem ser a minoria dentro da empresa em que eu e mais de 100 mil pessoas trabalhamos. A ampla maioria de nossos colegas que estão em cargos de chefia são pessoas que respeitam os funcionários, a empresa e a sociedade (lembro que todo mundo no bb é escriturário da carreira administrativa e "está" em alguma função).

Se considerarmos o tamanho do banco e do nosso país, veremos que nesta semana pós assinatura dos acordos coletivos uma ampla maioria de funcionários que hoje está em postos de comando na empresa foram bons gestores e trabalharam para que o dia a dia na empresa voltasse à normalidade após a greve causada pelos bancos na campanha nacional dos bancários em 2013.

No entanto, os problemas de perseguição, discriminação, prática antissindical e assédio aos grevistas partiu tanto de administradores em unidades de trabalho, quanto do próprio Conselho Diretor do bb, que assinou uma nota no dia 23/10 dizendo que:

"a conduta do funcionário que 'recusar-se em cumprir obrigação pactuada em acordo ou convenção coletiva de trabalho' (IN 383-1 Seção 2.1.2.3.15) poderá ser analisada sob o aspecto disciplinar".

É interessante!

O texto em si é uma ameaça desnecessária, mas ele leva milhares de pessoas nas funções de comando a interpretarem de forma equivocada o que está na Convenção.

A direção do banco tem uma forma de incentivar a violência organizacional de cima para baixo como poucas por aí no mercado de trabalho.

Tem um diretor do banco que atua no braço da área de "pessoas" que faz interpretação pessoal do ACT e da CCT da categoria e a partir de sua interpretação, manda estrutura abaixo os milhares de administradores do banco usarem sua imaginação para perseguir e assediar os bancários que participaram da greve.

As cartas, termos de convocação pessoal, ordens dos superiores nas unidades de trabalho passam a arrepiar com os grevistas, mandando os mesmos assinarem termos não previstos, fazerem "1 hora" por dia e respeitar os "intervalos legais", sempre usando como referência a CCT...

Nessa linha de dizer sempre "como manda a CCT", a Dipes calibra a IN 361 mandando renegociar férias dos grevistas (no item 4.4.4.). Os gestores começam a fazer anotações no ponto dos bancários que fizeram algum minuto menos que 1 hora... é o samba do branquelo doido!

SERÁ QUE A DIREÇÃO DO bb NÃO SABE LER?

Nossos bancários que fizeram a greve e conquistaram os direitos para todos os 117 mil funcionários não estão se negando a compensar horas de greve como previsto na CCT, nem devem se negar a cumprir a Convenção. No entanto, nós não admitimos o bb e seus administradores assediarem nossos bancários com leituras enviesadas do que prevê a NOSSA Convenção Coletiva.

Quero que algum iluminado da direção do bb mostre onde está escrito na cláusula 57 da CCT a ordem para a prestação de 1 hora (60 minutos) por dia e nem um minuto a menos. ONDE?

A CCT diz "prestação suplementar de trabalho, limitada a 1 (uma) hora diária..."

Tem administrador fazendo anotação no ponto de bancário que naquele dia fez 42 minutos dizendo que o funcionário "se negou a cumprir a CCT".

Das duas, uma: ou o intérprete que está mandando fazer diferente disso (a CCT) é analfabeto funcional ou é assediador descarado e com má-fé.

Nossas entidades sindicais vão defender os bancários dessas arbitrariedades até o último dia previsto na CCT para compensação, com ações sindicais, além das medidas legais.


--------------------------------------------

Post Scriptum:

Comentário que coloquei ao compartilhar no Facebook a matéria:

"Noss@s bancári@s são de luta, são pessoas sérias e gostariam de voltar a trabalhar em boas condições de trabalho após a greve, MAS a direção do bb NÃO CONCORDA COM A PAZ nos locais de trabalho...

Nós que representamos os trabalhadores, queremos a paz, mas vamos pra guerra se é o que a direção do bb quer! Bom fim de semana às pessoas de boa fé e que a semana que vem seja de muita luta contra o assédio moral e a prática antissindical da direção do bb."

Nenhum comentário: