Páginas

20.8.13

Governo não manda aqui! - Minha leitura das palavras do presidente do bb



Bendine, entrevista no Estadão de 18.8.13.
Lendo a entrevista de Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil, dias atrás no jornal O Estado de São Paulo, tiro a conclusão de que ele diz que a presidenta Dilma Rousseff não manda nada na instituição, maior banco público do país.

As palavras são dele, Bendine.

Sobre o bb ter parado com a redução das taxas de juros e inclusive aumentado um pouco em algumas linhas de crédito:


FRASES NA ENTREVISTA:

"A presidente Dilma já está satisfeita com esse resultado?

Eu não discuto isso com ela. Minha conversa no dia a dia é com o conselho de administração, que no caso é dado pelo Ministério da Fazenda. Diria que a Fazenda está muito satisfeita com esse nosso papel, porque isso deu uma arejada novamente na economia, que era um objetivo correto do governo.

Só que agora o banco aumentou algumas taxas. Isso não deu problema com o governo?

Não. Isso é muito tranquilo aqui, é uma decisão técnica. Não tem interferência. Até porque se o governo dissesse "trabalha a custo zero", eu não conseguiria fazer isso. Sei que o mercado ainda precifica muito a gente negativamente por causa dessa possível interferência, ou intervenção, governamental. Muitas vezes, as pessoas não entendem a governança do Banco do Brasil. Nossa governança hoje está num nível igual ou superior à das grandes empresas brasileiras.
(...)

A direção do BB tem autonomia para tocar o banco ou o governo interfere muito, como todo mundo imagina?

Autonomia total. Claro que é total dentro da governança do banco. É lógico que o sócio controlador (o governo) sempre tem dentro do conselho de administração um peso maior e acaba ditando o rumo, como em qualquer companhia. Agora, se o governo disser para dar crédito a uma determinada indústria, a custo zero, é impossível passar.
Mas a gente sabe que os pedidos políticos continuam existindo...

Continua tendo. Bate aqui, a gente diz muito obrigado, vamos avaliar e tchau, amigo."


COMENTÁRIO DO BLOG:

Essa questão de banco público e ou estatal é interessante. Os executivos adoram sair com suas frases de que todas as decisões são técnicas. Nada é da política...

Em 2008/09 o ex-presidente Lima Neto disse que o bb não iria baixar juros e aumentar os empréstimos à sociedade porque eram questões técnicas e o presidente do república não mandava nada (era o Lula e o Lima Neto foi pra rua).

Agora vem o Aldemir Bendine e diz que a presidenta Dilma Rousseff não manda nada no banco. O papo dele é com o conselho de administração e ou o ministro da fazenda e só! 

Enquanto isso, o bb faz acordo com a CVM de 400 mil reais pra não piorar as coisas com as fraudes no lançamento das ações da BB Seguridade. 

Enquanto isso, o passivo trabalhista do bb vai para a casa dos 3 bilhões de reais com aumento expressivo no último ano (14%). 

Enquanto isso, o passívo das demandas cíveis como danos morais vai a 5,7 bilhões (44% de crescimento em 12 meses).

Enquanto isso, o Bendine disse que vai continuar injetando dinheiro no Banco Votorantim (quem será que está ganhando com isso?).

Fica a pergunta para a nossa presidenta Dilma Rousseff:

É verdade o que o Aldemir Bendine disse que o Governo Federal, controlador do banco, não manda nada na instituição Banco do Brasil?

Um comentário:

Anônimo disse...

Ele faz o que o governo lhe autoriza. TUDO que acontece no BB hoje passa pelo crivo do Min da Fazenda, Governo Federal. Ele é apenas um testa de ferro do Sr. Mantega e D. Dilma. Vir com essa de o governo não sabe isso ou aquilo não pega. SE fosse no STF, cfe o "dominio do fato" D. Dilma não escaparia. O BB hoje serve apenas para o tal superavite fiscal (já que o atual (des)governo escancarou os gastos publicos) e para "terceirizar" (empresas de quem?). D. Dilma não vai escapar do crivo das urnas próximo ano, endereço da entrevista (ela ão sabe de nada...). Se ela NUNCA sabe, entregue o governo a quem quer saber!