Páginas

5.8.13

Bancários do BB protestam contra nomeações arbitrárias em São Paulo


Protesto na dependência do SAC em Santo Amaro teve encenação com palhaços (foto)

As nomeações arbitrárias no Serviço de Apoio ao Cliente (SAC) do Banco do Brasil revoltaram os funcionários do setor em Santo Amaro, São Paulo, que fizeram manifestação de protesto na quinta 1º de agosto usando nariz de palhaço.

No dia 16 de julho, a Contraf-CUT fez essa denúncia em reunião com a direção do BB. A direção do SAC em SP iniciou a reestruturação no dia 15 de julho de forma unilateral, com comissionamentos em novas funções gerenciais sem processo de seleção interna. 

A Contraf-CUT denunciou que a decisão unilateral era injustificável porque acabara de realizar com o BB uma mesa de Ascensão Profissional e Comissionamento, na qual o que mais se discutiu foi haver transparência e regras claras de seleção de candidatos para novos comissionamentos nas "oportunidades" e reivindicou que o banco cobre isso de seus gestores.

O diretor do Sindicato de São Paulo, João Fukunaga, conta que no dia 17 de julho a administração do SAC nomeou 13 pessoas para cargos de gerente de setor, gerente de grupo e analistas, "em caráter de urgência", conforme correspondência da gestão local. Os funcionários que tinham interesse nos cargos não puderam sequer pleitear as vagas. 

Na correspondência, a administração afirma que a escolha respeitou critérios como a formação educacional, a avaliação funcional GDP e o comprometimento com o SAC. Fukunaga destaca que, ao contrário do que alega a administração, não foi considerada a formação educacional. 

"A 'canetada' privilegiou critérios que ficaram obscuros, sem transparência e com desrespeito. Lutamos para que as promoções sejam feitas a partir de provas e títulos, com seleções internas para avaliar o conhecimento de normas e rotinas, realizadas de forma isenta e objetiva." 

Fernanda Lopes, da Fetec-SP, afirma que a indignação é com a falta de transparência das nomeações, não com os nomeados. "O ato é contra a falta de seleção com critérios. Há funcionários qualificados inclusive entre os selecionados, mas a indignação geral é com a falta do processo seletivo e não contra os colegas nomeados", explica. 

Denúncia

Trabalhadores do SAC denunciaram ao Sindicato que o gerente de grupo do SAC convocou reunião para o mesmo horário da manifestação contra as nomeações arbitrárias, com o intuito de esvaziar o ato dos bancários. O Sindicato apresentará a denúncia à administração do SAC. 

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo

Nenhum comentário: