Páginas

24.5.13

Funcionalismo do BB elege representante ao Conselho de 3 a 7 de junho


PEÇO SEU VOTO E APOIO PARA O COMPANHEIRO RAFAEL MATOS - F.8.369.846


Os funcionários do Banco do Brasil elegem pelo voto direto, de 3 a 7 de junho, seu representante para o Conselho de Administração da empresa, o Caref. Se nenhum candidato conseguir a maioria absoluta dos votos, os dois primeiros colocados disputarão o segundo turno, de 24 a 28 de junho. Têm direito a voto todos os 120 mil funcionários em atividade no BB.

O Conselho de Administração do Banco do Brasil é composto de oito membros: quatro indicados pelo governo federal, o presidente do banco, dois indicados pelos acionistas minoritários (que hoje são indicados pela Previ) e um eleito pelos funcionários.

"A eleição é uma conquista das centrais sindicais, capitaneada pela CUT. É uma conquista importante porque dará à representação dos trabalhadores o direito de participar da instância máxima do Banco do Brasil, onde são tomadas as decisões estratégicas, desde negócios, crédito, orçamento, investimentos, remuneração dos dirigentes, dentre outras questões", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa do Funcionalismo do BB.

"Por isso é importante que o funcionalismo eleja um representante realmente comprometido com seus interesses", chama a atenção William.

A Lei 12.353/2010 determina que toda empresa pública ou de economia mista com mais de 200 empregados, controlada pela União, deve ter um representante dos funcionários no seu Conselho de Administração, escolhido pelo voto direto. A reivindicação das centrais sindicais foi apresentada ao então governo Lula, que a encaminhou ao Congresso Nacional, sendo aprovada e sancionada pelo ex-presidente em dezembro de 2010.


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: