Páginas

1.2.13

Contraf-CUT define no dia 7 luta nacional contra plano de funções do BB



A Contraf-CUT reunirá na próxima quinta-feira 7 a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil para fazer uma avaliação das reuniões e plenárias realizadas esta semana pelos sindicatos em todo o país e traçar uma estratégia nacional de luta contra a implantação unilateral do novo plano de funções comissionadas de 6 horas. 

Algumas entidades sindicais também estão obtendo liminares na Justiça obrigando o BB a dar prazo maior que 6 dias úteis na assinatura do "termo de posse" aos comissionados migrados automaticamente para as Funções Comissionadas (FC) de 8 h. 

Seguindo orientação da Contraf-CUT, as entidades sindicais estão realizando reuniões e plenárias com participação massiva de funcionários do BB em todo o país. Veja nos links abaixo como estão sendo os encontros e onde os sindicatos já obtiveram liminar da justiça. 

► Plenária discute plano de funções do BB e define novas ações em Brasília 
► Liminar prorroga adesão às novas funções comissionados do BB em Brasília 
► Funcionários do BB em São Paulo irão às ruas contra plano de funções 
► Funcionários do BB no Rio definem luta contra plano de cargos do BB 
► Plenária discute novo plano de funções comissionadas do BB em Curitiba 
► Plenária dos funcionários do BB em Campinas debate plano de funções 
► Liminar prorroga prazo de adesão ao plano de comissões do BB em Campinas 
► Plenária dos bancários do BB debatem novo plano de funções em Fortaleza 
► Funcionários do BB criticam novo plano de comissões em Porto Alegre 
► Funcionários do BB discutem novo plano de funções em João Pessoa 
► Plenária define luta contra novos planos de funções do BB em Belém 
► Funcionários do BB rechaçam novo plano de funções do BB em Recife 
► Liminar estende adesão ao novo plano de funções do BB em Juiz de Fora 

"Os sindicatos devem seguir organizando e mobilizando os bancários, bem como esclarecendo política e juridicamente os prejuízos que o novo plano de funções do banco acarreta para todos os trabalhadores", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

'Seguiremos lutando pela jornada correta'

A Contraf-CUT e as entidades sindicais vêm cobrando e advertindo o Banco do Brasil que deveria negociar com a representação dos trabalhadores mudanças de tamanha importância na vida funcional de mais de cem mil funcionários da empresa. O próprio Ministério do Trabalho e Emprego sugeriu em dezembro ao banco que ouvisse as entidades sindicais. 

"Se o banco quer reduzir salários e extirpar os efeitos dos direitos conquistados na luta como PCR, mérito, antiguidade, VCPs, então ele quer aumentar o passivo trabalhista nos próximos anos, e não reduzi-lo. Esperamos que a diretoria que inventou isso saiba que será desmascarada. Nós vamos seguir lutando pela jornada correta do bancário sem redução de direitos conquistados" alerta o secretário de Formação e coordenador da Comissão de Empresa.


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: