Páginas

26.11.12

FORMAÇÃO: Saúde e Ação Sindical



Ana Iara, companheira do Dieese, apresenta programa aos participantes.


A Contraf-CUT, em parceria com o Dieese e as entidades sindicais, deu início hoje ao curso Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador Bancário e Ação Sindical.

A gestão da Contraf-CUT (2012/15) começou o mandato com o desafio de realizar cursos de especialização em diversos temas centrais na luta da categoria bancária. Além das especializações, a Confederação cutista também manterá seu curso básico de formação: PCDA em Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro (a 7ª turma está sendo realizada neste semestre também).

Os trabalhadores do Ramo Financeiro definiram o ano de 2012 como o "Ano da Saúde". Para fortalecer essa luta fundamental para a classe trabalhadora, nada mais apropriado para o ano da saúde do que começar as especializações por esse tema. No semestre anterior foi realizado o primeiro módulo de formação em saúde e agora estamos fechando o ano com mais um módulo.

A campanha dos bancários também teve como um dos focos em luta a melhoria nas condições de trabalho, no combate ao assédio moral e na conquista de novas cláusulas de proteção à saúde do trabalhador do Sistema Financeiro.

Assim como no primeiro semestre, a turma tem uma excelente participação de dirigentes e assessores de diversas bases sindicais e a grade do curso dará um bom subsídio para se aprofundar o conhecimento em saúde e qualificará as lideranças sindicais para apontar ações sindicais na organização, politização do tema saúde para os trabalhadores e na busca de soluções cada vez com maior envolvimento da base na luta contra os bancos.


Abertura com Walcir e William, secretários de saúde e formação da Contraf-CUT.


De maneira geral, os desafios do curso para os participantes são os seguintes:

-Contribuir para a consolidação dos coletivos de saúde da trabalhadora e do trabalhador bancário;

-Contribuir para a implementação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral da trabalhadora e do trabalhador bancário;

-Contribuir para o entendimento da saúde do trabalhador levando em consideração que a saúde do trabalhador carrega em si as contradições engendradas na relação capital e trabalho e no conhecimento da trabalhadora e do trabalhador como sujeito político.

O curso contará, ao longo da semana, com a contribuição de companheiras e companheiros do Dieese - Ana Iara, Inácio e Reginaldo -, de dirigentes da Contraf-CUT e de palestrantes ligados ao tema.



AO INVESTIR EM FORMAÇÃO, LAPIDAMOS AS PESSOAS E NOSSAS PRÁTICAS E RENOVAMOS AS ESPERANÇAS EM UM MUNDO MELHOR ATRAVÉS DA AÇÃO ORGANIZADA DA CLASSE TRABALHADORA.

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

Nenhum comentário: