Páginas

22.9.12

Visita ao CCBB SP e aos Impressionistas da Moderna Paris


Le Bassin aux Nymphéas, Harmonie Verte, 1899, Claude Monet

Neste sábado, visitamos o CCBB SP. Eu estava devendo para minha esposa irmos à exposição dos impressionistas que está para terminar daqui a duas semanas (em 7 de outubro).

Jeunes Filles au Piano, 1892, Pierre-Auguste Renoir 

Já havia passado pelo CCBB algumas vezes nestes dias da exposição com filas bem pequenas, mas não era justo eu ir sozinho sem combinar em casa.

Régates à Argenteuil, 1872, Claude Monet

Olha amig@s, ficamos 2 horas e quarenta minutos na fila. Eu fiquei quebrado pela espera. Apesar da demora, entramos e valeu a pena!

La Salle de Danse à Arles, 1888, Vincent Van Gogh

Só a arquitetura do prédio é uma exposição à parte. É maravilhosa! A gente percebe as pessoas admirando o prédio, além da exposição em si.

Vejam o interior do CCBB SP. Aqui temos o teto com os lances dos andares.

Eu gosto muito do estilo de Cézanne, Gauguin e Van Gogh. Minha esposa tem preferência por Renoir e Monet. Mas gostamos muito do impressionismo. Além do estilo de pinceladas fortes e rápidas, me encanta o pontilhismo.

Nature Morte à la Soupièree, 1877, Paul Cézanne

A ARTE E O PÚBLICO

A questão que mais me emocionou e agradou, foi ver tanta gente simples na exposição. O povo brasileiro é um grande apreciador de arte. Acho uma bobagem os pseudo-intelectuais ficarem falando mal das pessoas simples.

Palais des papes avignon - Paul Signac

Obrigado CCBB e Banco do Brasil pela exposição gratuita. As obras são de encher os olhos e permitir que as pessoas de todas as classes sociais possam desfrutar disso é um ponto positivo pra vocês.

CCBB SP - o prédio é de 1901, adquirido pelo BB no século 19 e
centro cultural  a partir de 2001.


Fonte de algumas imagens dos quadros: site Casa Vogue.

Nenhum comentário: