Páginas

28.9.12

bb - as dificuldades de sempre com os gestores do banco

A categoria arrancou na luta e na greve as propostas da Fenaban e do bb na campanha 2012.

Por mais que a representação dos trabalhadores siga avançando na qualificação de seus dirigentes e na estratégia e táticas para fazer boas campanhas salariais, a gente percebe que os bancos não mudam mesmo sua postura na relação com as entidades sindicais, seus bancários e com a sociedade.


DESCONTO ABSURDO NO VISA VALE

O bb teve a desfaçatez de creditar hoje o valor dos vale-alimentação e refeição com valores menores que o correto, mesmo já tendo acabado a greve, mesmo o TST ratificando a ultratividade dos acordos coletivos durante o processo de renovação e mesmo o crédito se referindo ao mês seguinte - outubro. Esse banco não tem jeito mesmo! A Contraf-CUT já está contatando o bb (com letra mínuscula mesmo) para regularizar a situação.


A ARTE DE TORTURAR OS NÚMEROS

Estava lendo os boletins de pessoal que o bb publicou no próprio site da empresa e fico me perguntando se aquelas mensagens são por desconhecimento ou se seria por outro motivo.

26/09 - Boletim Pessoal 58 - Proposta
Colega,

A Fenaban apresentou ontem, 25, proposta de reajuste de 7,5% sobre todas as verbas de caráter salarial, além de 8,5% sobre os valores de vale alimentação e vale refeição. Gostaria de, agora, convidá-los a analisar este índice e outros aspectos relacionados ao momento de negociação.

O índice oferecido é maior do que a inflação (IPCA) de 5,24% do período, o que garante, mesmo em um cenário de nova conjuntura de atuação dos bancos,  reajuste de 2,26% de ganho real, índice superior ao do ano passado de 1,61%. Segundo pesquisa do Dieese, 97% dos acordos assinados neste ano representaram, na média, 2,23% de ganhos acima da inflação.


Os bancários conquistaram na luta desta campanha aumento real de 2,00% (pelo INPC) sobre todos os direitos. Foi uma conquista importante!

O que espanta é os gestores do banco não saberem fazer conta de porcentagem. Na nota número 58 e nas anteriores o banco sempre aumenta os índices de maneira equivocada (?). Aumento real não é aumento absoluto.

Como coordenador das negociações, eu disse ao banco que ele pode escrever o que bem entender nos seus veículos de comunicação. Mas não é correto usar uma referência como o Dieese em números que distorcem a realidade.

Quando o Dieese divulga que as categorias tiveram aumento acima da inflação (aumento real) na média de 2,23% é com a conta feita corretamente.

O banco usou o IPCA de 5,24% para comparar com os números do Dieese que são baseados no INPC. Pior que isso é a conta estar errada:

O reajuste de 7,5% da campanha 2012 pelo índice que o banco quer usar também não seria o que ele mesmo escreveu: 7,5% menos 5,24% daria 2,14% de aumento real e não 2,26%. É só perguntar para qualquer estudante de 8ª série do ensino fundamental.


NOVA FASE DE CONCLUSÃO DA CAMPANHA

Costumo dizer aos bancários que após a luta e a greve há outra fase dura nas negociações: a da redação do ACT aditivo do BB. Vamos a ele agora!

Saudações sindicais e de luta a tod@s os bancári@s que contribuíram com a luta!!

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

Nenhum comentário: