Páginas

6.7.12

SEEB SP elege delegados para conferências


Bancários de São Paulo, Osasco e região aprovaram as prioridades e reivindicações da Campanha Nacional Unificada 2012 que levarão para as Conferências

São Paulo - Os bancários de instituições financeiras públicas e privadas de São Paulo, Osasco e região deram importante passo para a construção de mais uma Campanha Nacional vitoriosa. Em assembleia na quinta 5, os trabalhadores elegeram os delegados que os representarão na conferência estadual, onde serão debatidas as prioridades da categoria e definidos os delegados para a conferência nacional. É esse fórum, com representantes de trabalhadores do todo o Brasil, que vota a pauta de reivindicações a ser entregue à federação dos bancos (Fenaban) Campanha Nacional Unificada 2012.


De acordo com a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira (foto abaixo, de pé), todos os posicionamentos apresentados na assembleia estarão representados nas conferências. “Vamos defender as prioridades apresentadas pelos bancários que responderam à consulta e que foram aprovadas na assembleia, como o índice de reajuste de 10,25%, aumento maior para os valores dos vales refeição e alimentação, PLR maior, combate às metas abusivas e ao assédio moral, além de mais segurança, ampliar as contratações e melhorar as condições de trabalho”, afirma.

Juvandia lembra que a mobilização da categoria tem levado a importantes avanços. “A unidade entre Sindicato e categoria garantiu nossas conquistas nos últimos oito anos, como o aumento real nos salários, valorização do piso e PLR maior, além da ampliação da licença-maternidade para 180 dias e o instrumento de combate ao assédio moral. Tudo veio da luta e da organização dos bancários ao lado da entidade. Este ano não será diferente.”

Consulta – Os dados consolidados da consulta do Sindicato mostram que o aumento real de salários em primeiro lugar dentre as prioridades da categoria, com 76%. Em seguida, 75% reivindicaram vales alimentação e refeição maiores. Discutir as metas, com 72%, e o combate ao assédio moral, 67%, configuram a urgente necessidade de melhorar as condições de trabalho. A consulta segue com a conquista do 14º salário e PLR maior, 62% das respostas. Plano de cargos e salários (59%), jornada de seis horas para todos, sem redução do salário (51%), auxílio-educação (48%) e garantia de emprego (47%) completam a lista das dez principais reivindicações apontadas pela categoria. Além dessas, 30% dos trabalhadores cobram mais contratações.


Além disso, o percentual médio para o reajuste dos salários apontado pela maioria foi de até 10%. Chegou a 52% o número de respostas que definiu esse índice para o aumento deste ano.

Consulta: dinheiro no bolso e condições de trabalho

A assembleia também aprovou a contribuição assistencial de 2,5% do salário mais R$ 10 com teto de R$ 200.

Participaram da assembleia representantes da CUT, Contraf-CUT, Fetec-CUT/SP, Apcef-SP, Afubesp, da entidade sindical de trabalhadores argentinos (La Bancaria), além do deputado estadual (PT) e ex-presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Conferências – A Conferência Estadual acontece no dia 14 de julho e definirá a pré-pauta a ser encaminhada para a Conferência Nacional, que será realizada entre os dias 20 e 22 de julho, em Curitiba.

Negociações – A Campanha Nacional Unificada 2012 seguirá o mesmo formato dos anos anteriores: as negociações dos itens gerais da pauta da categoria com a federação dos bancos (Fenaban) acontecem paralelamente às rodadas que tratam de temas específicos do Banco do Brasil, da Caixa Federal e de outras instituições financeiras que têm acordos próprios.

Jair Rosa - 5/7/2012

Nenhum comentário: