Páginas

12.7.12

Bancário Vagner Freitas é eleito presidente da CUT



Após 29 anos de fundação, pela primeira vez integrante da categoria assumirá a presidência da Central
São Paulo – A nova direção nacional da CUT foi eleita. Nesta quinta 12, quarto dia do 11º Congresso Nacional, com mais de 90,5% dos votos de um total de 2.322 delegados, Vagner Freitas assume como o primeiro bancário no comando da Central, após 29 anos da fundação. “Para nós bancários é uma satisfação que todas as categorias e sindicatos da CUT tenham nos dado a honra de presidir essa Central tão fantástica”, declarou.

Desde 1983, passaram pela presidência da CUT o metalúrgico Jair Meneguelli (1986 a 1993); o também metalúrgico Vicente Paulo, o Vicentinho (1994 a 1999); o professor João Felício (2000-2003/2005-2006); o metalúrgico Luiz Marinho (2003-2005); e o eletricitário Artur Henrique (2006-2012).

“Hoje é um dia muito feliz para os bancários, especialmente para os bancários de São Paulo, que participaram da criação da CUT e ajudaram a construir os princípios da Central na luta por uma sociedade justa e igualitária”, comemorou Juvândia Moreira, presidenta do Sindicato (foto abaixo).

Para ela, a CUT é um sonho concretizado, pois conseguiu reunir trabalhadores do Brasil todo, do campo e da cidade, em uma Central que luta pelos direitos de toda a classe trabalhadora. “A CUT é uma grande realização. Temos um compromisso histórico com a Central e por isso disponibilizamos uma grande liderança para assumir essa tarefa, que é o Vagner Freitas.”

Para Artur Henrique, presidente que dá lugar a Vagner, "A CUT está para completar 30 anos e hoje cumpre o seu papel ao colocar na presidência um bancário, categoria tão importante na construção de nossa Central".

Vídeo: Artur destaca avanços e desafios da CUT
- Valorização do emprego e renda marca gestão Artur
Livro resgata atuação da CUT nas eras Lula e Dilma

Do banco à presidência da CUT – Vagner iniciou sua carreira como bancário em 1987, quando foi contratado pelo Bradesco para trabalhar como caixa. “Logo que entrei no banco me filiei ao Sindicato, que foi a minha escola. Foi a formação que moldou e traçou a minha personalidade. Foi lá que aprendi conceitos básicos como democracia, solidariedade e respeito pelo coletivo”, relembrou.

Em 1991, Vagner entrou para a diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região como diretor da regional leste, que ficava no bairro da Moóca na época. Segundo ele, foi onde colocou em prática, na base, o primeiro conceito que aprendeu no movimento sindical. “Quando cheguei, Augusto Campos, ex-presidente, disse uma coisa que jamais vou esquecer: ‘Você não veio aqui cuidar só da categoria bancária. Vocês que estão chegando como diretores no Sindicato precisam saber que são dirigentes de classe, da classe trabalhadora. O Sindicato também é um instrumento de transformação da sociedade’”.

Após a formação que adquiriu nos mais de dez anos como diretor do Sindicato e a passagem pela Federação dos Bancários do Estado de SP (Fetec/CUT-SP), chegou à presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf) em 2003, cargo que exerceu até 2009, quando passou a integrar a direção executiva da CUT como secretário de Administração e Finanças.

Neste 12 de julho, Vagner Freitas tornou-se o primeiro bancário a assumir a Presidência da Central Única dos Trabalhadores, maior central sindical do Brasil e da América Latina.

Confira a direção executiva eleita:

Presidente: Vagner Freitas (Bancários - São Paulo)

Vice-Presidente: Carmen Foro (Rurais - Pará)

Secretário-Geral: Sérgio Nobre (Metalúrgicos do ABC)
Adjunta: Maria Faria (CNTSS)

Administração e Finanças: Quintino Severo (Metalúrgicos - Rio Grande do Sul)
Adjunto: Donizete Aparecido (Químicos - São Paulo)

Relações Internacionais: João Felício (Apeoesp - São Paulo)
Adjunto: Artur Henrique (Sinergia - São Paulo)

Combate ao Racismo: Júlia Nogueira (Seguridade Social - Maranhão)

Comunicação: Rosane Bertotti (Rurais - Santa Catarina)

Formação: José Celestino (Professores - Minas Gerais)
Adjunto: Gregório (Sindpd - Pernambuco)

Juventude: Alfredo Santos (Químicos - Bahia)

Meio Ambiente: Jaceir (Rurais - Espírito Santo)

Mulher Trabalhadora: Rosane da Silva (Sapateiros - Rio Grande do Sul)

Organização: Jacy Afonso (Bancários - Distrito Federal)
Adjunto: Valeir (Comerciários - Santa Catarina)

Políticas Sociais: Expedito Solaney (Bancários - Pernambuco)

Relações do Trabalho: Graça (Municipais - Ceará)
Adjunto: Pedro Armengol (Servidores Federais - Piauí)

Saúde do Trabalhador: Junéia Martins Batista (Municipais - São Paulo)
Adjunto: Eduardo Guterra (Portuários - Espírito Santo)


Fonte: Seeb SP e CUT - Tatiana Melim - 12/7/2012

COMENTÁRIO:

Companheiro Vagner Freitas e companheir@s de nossa Central Única dos Trabalhadores, desejo a todos nós uma gestão de muita luta e sabedoria para conduzir a classe trabalhadora rumo a uma sociedade socialista, construída a partir dos locais de trabalho e com a participação dos trabalhadores organizados por nós.

Que nossa Central siga sendo sempre tolerante e solidária nos debates e divergências de ideias e que a classe trabalhadora se sinta cada vez mais representada por nós.

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

Nenhum comentário: