Páginas

15.7.12

1ª Conclat 1981 - Lula relembra 30 anos depois


Post Scriptum (22/7/19):

Os vídeos desta postagem com os comentários de Lula foram retirados da internet. Deixei algumas citações dele na postagem. Para aqueles que não viram o vídeo com imagens originais da 1ª Conclat, realizada na Praia Grande, vejam aqui o vídeo que encontrei do programa DOC.CUT.



------------------------------------

Postagem original de 15/7/12

O vídeo e os comentários do presidente Lula são uma verdadeira aula de política e sindicalismo classista, combativo e democrático. Esta é a primeira parte do vídeo.

(vídeo retirado)

Na segunda parte, há uma mensagem muito forte na entrevista do presidente Lula sobre o que é ser um sindicalista cutista e o que é a característica que sempre norteou o fazer sindical da CUT.

O sindicato existe para contratar direitos para a categoria representada. Para isso, é necessário que o sindicato queira negociar e fazer acordo. É premissa para um sindicato.

"o papel de um dirigente sindical é conquistar as coisas pros trabalhadores que ele representa e ele só vai conquistar se houver acordo, se houver negociação. Não pode ser um dirigente sindical que se recusa a negociar..." (LULA)

Outra mensagem fundamental é sobre a pauta de reivindicações: "você não pode fazer uma pauta, sabe, que você não consegue conquistar. Tem que fazer alguma coisa próxima do que você pode conquistar. Senão você vira um dirigente sindical principista... isso vale por um ano, vale por dois, vale por três, mas chega um momento em que as pessoas caem na real" (LULA)

(vídeo retirado)

COMENTÁRIO PARA A COMPANHEIRADA DA ARTICULAÇÃO SINDICAL

Lembrem-se dessas premissas que destaquei acima: nossas propostas são baseadas nas condições reais de se conquistar e entregar aos trabalhadores o que construímos. Nós não ficamos "marcando posição" sem possibilidade real de conquista através da luta e das condições objetivas refletidas na pauta.

William Mendes


Nenhum comentário: