Páginas

28.6.12

Curso de formação - Transformações no mundo do trabalho


Prof. Dari Krein da Unicamp e do Cesit 
discute transformações no mundo do
trabalho com os participantes.

O nosso curso prosseguiu nesta quinta-feira com a participação do professor da Unicamp e diretor do Cesit Dari Krein.

Ele abordou o tema das transformações no mundo do trabalho. Uma das belas conclusões que tivemos após a exposição e debate é que os sindicatos são fundamentais para as sociedades e para as relações entre capital e trabalho, seja em tempos de bonança ou de crises sociais.

Vimos com o professor três períodos fundamentais em relação às transformações na produção material a partir do século XIX. A constituição plena do capitalismo, a segunda revolução industrial e a fase neoliberal do capitalismo após os anos 1970.

Com a leitura dessas transformações no modo de produção, pudemos ver as reações das sociedades inseridas nessas transformações. A classe trabalhadora reage se organizando em seus sindicatos e associações e é essa organização que consegue frear a exploração e criar correlação de forças para disputar a distribuição dessa produção de bens materiais.

PLR

Na parte da tarde, fizemos com os participantes exercícios sobre a PLR da Fenaban, a da Caixa Federal e a do BB. As regras foram apresentadas e cada grupo calculou para cada banco os valores a serem recebidos pelos trabalhadores.

Neste curso, trabalhamos bastante com a ideia de dar pertencimento e noções gerais sobre os grandes temas que pautam os representantes da categoria bancária.

FILME

Para finalizar o dia, o grupo está assistindo ao filme inglês "Billy Elliot" de 1999. É um drama excelente para se pensar a questão do preconceito e da intolerância. O filme tem como pano de fundo o forte ataque do governo inglês aos trabalhadores das minas locais.

Amanhã encerraremos o 6º curso de formação de dirigentes sindicais com a participação da Contraf-CUT e Dieese. Esta turma só foi possível pelo empenho do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região em realizá-lo para diretores e funcionários.

O curso teve apoio importante de toda a executiva do Sindicato e principalmente da diretora de formação Neiva Maria e da diretora Ana Tércia.

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!


Nenhum comentário: