Páginas

27.6.12

Curso de formação - 6a turma realiza 3o módulo

Neste segundo dia, curso foi coordenado 
por Bárbara e Carlindo, ambos do Dieese.

Estamos nesta semana realizando o 3º e último módulo da 6ª turma do curso de formação Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro, um curso organizado pela Contraf-CUT e Dieese e que está sendo realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região para diretores e assistentes.

Neste módulo tratamos de questões e desafios da categoria e dos trabalhadores do ramo financeiro.

SEGUNDA-FEIRA

Na segunda-feira a turma apresentou e discutiu o trabalho intermódulos sobre o perfil dos bancários nos principais bancos do sistema e as mudanças ocorridas na última década.

Na parte da tarde tivemos a participação da escritora e professora da Uninove, Paula Loureiro, abordando o tema da Igualdade de oportunidades no ramo financeiro e na sociedade. Ela é autora do livro "Alexandra Kollontai - feminismo e socialismo. Uma abordagem crítica do direito", lançado em 2012.

À noite, o pessoal assistiu ao filme "Revolução em Dagenhan", um filme inglês de 2010 que aborda uma história real ocorrida na Ford da Alemanha em 1968.

TERÇA-FEIRA

Tivemos a presença de Bárbara Vallejos Vazquez, técnica do Dieese, da subseção da Contraf-CUT e o dia foi dedicado ao tema Remuneração do trabalhador bancário. Também vimos a grave questão da rotatividade e os efeitos nefastos que ela causa na categoria.

Também foi abordada a questão da Evolução do emprego bancário, o perfil do trabalhador atualmente e os levantamentos trimestrais da categoria feitos pela Contraf-CUT/Dieese com base no Caged.

À noite, assistimos ao filme espanhol "El Método" com o título no Brasil "O que você faria". O filme é de 2005 e poderia ser de hoje, pois aborda um grupo de executivos na disputa por uma vaga de emprego em meio à crise.

É isso, amanhã tem mais produção de conhecimento coletivo.

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!


Nenhum comentário: