Páginas

10.5.12

Formação: 4º dia do 2º Módulo


Turma engajada na construção do conhecimento
para a classe trabalhadora!

Neste quarto dia do curso de formação Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro, promovido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, curso construído pela Contraf-CUT e pelo Dieese, vimos temas relacionados a (des)regulamentação do sistema financeiro e a crise gerada por causa disso.

Tivemos a participação de Ana Carolina, que assessorou o Sindicato pela subseção do Dieese até pouco tempo e que hoje assessora o deputado estadual e companheiro do Seeb SP Luiz Cláudio Marcolino.

SFN - A REGULAMENTAÇÃO DO ARTIGO 192 DA CF

Pela manhã, os participantes conheceram e debateram as premissas que deveriam ser regulamentadas por uma lei complementar, que estavam previstas no artigo 192 da Constituição Federal e que sofreu uma drástica alteração com a Emenda 40.

A Emenda 40, de autoria de José Serra quando era senador, esvaziou completamente as indicações ali estabelecidas pela sociedade brasileira após quase três décadas de luta contra a ditadura militar e má utilização do Sistema Financeiro Nacional.


Ana Carolina, fala sobre SFN.
Ana Carolina trouxe para o grupo a discussão que vem sendo feita pelos bancários através da Contraf-CUT e suas entidades sindicais desde 1992.

Também fez um debate bem atual sobre o papel dos bancos na atual conjuntura de luta pela redução dos juros e spread bancário e pelo aumento do crédito de melhor qualidade para a população brasileira.


CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL

Na parte da tarde, assistimos ao filme "Inside Job" traduzido como "Trabalho Interno" que aborda o estouro da crise a partir dos subprimes nos EUA.

Após o filme abrimos a discussão e lemos outros textos que ajudaram os participantes a compreenderem melhor o tema para organizar a categoria bancária para os desafios que seguem por mudanças no Sistema Financeiro e no mundo do trabalho.

Produzimos muito conhecimento hoje e a resistência e participação do grupo é muito boa. Amanhã finalizaremos o 2º módulo.


SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

A FORMAÇÃO POLÍTICA É FUNDAMENTAL
PARA A CLASSE TRABALHADORA!

Nenhum comentário: