Páginas

25.5.12

Contraf-CUT: A Previ é dos participantes, não do Banco do Brasil

Diante do noticiário da imprensa sobre a disputa entre grupos divergentes dentro do Banco do Brasil, que envolvem a Caixa de Previdência dos Funcionários do BB (Previ), a Contraf-CUT vem a público expressar seu veemente repúdio à utilização dessa entidade exemplar construída em décadas de luta pelos trabalhadores em disputas políticas de facções.

A administração da poupança previdenciária deve ser conduzida com responsabilidade visando, sempre, à correta aplicação do patrimônio pertencente aos quase 200 mil trabalhadores ativos e aposentados do banco.

O modelo de gestão da Previ é um dos mais avançados do mundo e serve de paradigma para outros fundos de pensão. Metade dos dirigentes é indicada pelo banco e a outra metade é eleita pelos associados. Esse modelo de gestão compartilhada foi conquistado na luta pelo funcionalismo do BB, sindicatos de bancários e entidades associativas, exatamente para evitar que o banco governe a Previ sozinho.

O banco tem todo o direito de escolher a sua representação na direção do fundo de pensão, desde que ela não implique prejuízos ao patrimônio e à imagem da instituição. O banco não pode se arvorar o direito de querer controlar a Previ ou impor ao fundo de pensão decisões tomadas no âmbito da empresa patrocinadora. As decisões da Previ cabem a seus órgãos de governança, onde o banco se faz representar pelos dirigentes que indica.

O Banco do Brasil é apenas patrocinador da Previ, não seu dono. É inconcebível que tente impor decisões à Previ, interferindo na autonomia da entidade conduzir seus negócios pautada pela defesa de seus próprios interesses e o de seus associados.

Divergências de posições e conflitos de interesses sempre haverá. Os representantes dos trabalhadores estarão sempre dispostos a barrar qualquer negócio lesivo ou interferência do banco. Para isso contará sempre com o apoio da Contraf-CUT e de todo o movimento sindical.

Contraf-CUT


Fonte: Contraf-CUT

Um comentário:

Anônimo disse...

Os grupos que brigam e degladiam pelo dinheiro da PREVI (e o motivo é apenas isso, dinheiro!) pertencem ao governo do PT, que nunca cumpriu seus compromissos para com os empregados do BB, sendo os sindicatos os interlocutores. A intervenção na PREVI continua desde o (des)governo FHC, quando o estatuto aprovado pelo corpo funcional foi rasgado. Os dirigentes da PREVI agem apenas como pretores do governo, que todo ano arranca bilhoes de um tal superavit(?). O desgaste dentro do BB é imenso, o descredito maior. O BB já não pertence ao povo brasileiro, é apenas mais um instrumento empregaticio de aliados. A PREVI idem. É o tal governo petista, e a utilização da PREVI para o mesmo não nos estranha. Nos envergonha!