Páginas

27.4.12

Curso de formação - 4º e 5º dias


Grupo discute os vários períodos do sindicalismo
brasileiro até a atualidade.

ORIGENS DO SINDICALISMO NO BRASIL

Fechando este primeiro módulo de formação do curso Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro, curso promovido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e que, juntamente com o Dieese foi organizado pela Contraf-CUT, vimos os vários períodos do movimento sindical ao longo de mais de um século de república.

Vimos os períodos da origem da república até os anos 30, vimos o período da era Vargas de 1930 a 1945, depois o intervalo democrático de 1946 a 1964. Depois vimos o período da Ditadura Militar e o período da redemocratização.

Também estudamos sobre os vários planos econômicos e os reflexos para a classe trabalhadora.

Como fazemos sempre, os temas foram tratados com vários tipos de mídia.

A participação da turma no primeiro módulo foi muito boa. Construímos muito conhecimento coletivo para a classe trabalhadora e para a categoria bancária.

Vamos para o próximo módulo daqui a duas semanas.

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

SOMOS ARTICULAÇÃO SINDICAL!

-----------------------------

A formação é fundamental para a classe trabalhadora enfrentar a realidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

É bonito ver alguem que acredita tanto...Mas ontem, aqui em Fortaleza-CE, a decepção com pessoas da CUT foi imensa. Está para acontecer a eleição da nova diretoria do sindicato dos bancarios. Para não haver oposição marcaram a eleição do comite para SEXTA (ontem...),às 19:00, informando o mesmo na folha 42 dos classificados de um jornal, e no jornal do sindicato (em silencio...), e não permitiram a proporcionalidade no comite eleito (tinham, como esperado por usar a força do sindicato, maioria dos presentes). Alem das acusações de ambas as partes. Triste! Lamentavel! Deploravel!

William Mendes disse...

Olá colega, como vai?

Convide a todo/as o/as bancário/as a participarem ativamente do processo eleitoral porque só a participação fortalece a nossa luta e as nossas entidades dos trabalhadores.

Bom fim de semana e sigamos na luta por uma sociedade melhor com o fim da exploração da maioria dos seres humanos por uma minoria de capitalistas.

Abraços,