Páginas

26.4.12

Curso de formação PCDA Contraf-CUT e Dieese - 3º dia


O QUE É SINDICATO E QUAL O SEU PAPEL

Começamos o dia discutindo o filme Eles não usam black tie. O debate foi muito bom.


Suzana e Carlindo do Dieese e
companheira Neiva, secretária de
formação do Sindicato.
Entramos no tema sobre o que é sindicato e qual o seu papel. Fizemos um panorama histórico no Brasil desde o final do século 19 e primeiras décadas do século 20, período que abrange a chamada República Velha.

Vimos o movimento grevista da época e as greves incluindo a greve geral de 1917. Vimos um filme sobre o tema: Nossos Bravos, de 1988.


HISTÓRIA VIVA


Bela foto dos participantes do curso com
Augusto Campos e Gilmar Carneiro

O momento nobre deste primeiro módulo foi a participação de Augusto Campos e Gilmar Carneiro, ex-presidentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, duas de nossas maiores referências na construção do Novo Sindicalismo bancário, a partir dos anos setenta.
Grupo debate com Augusto e Gilmar.
Eles foram responsáveis por organizar e aglutinar as oposições bancárias na época da ditadura militar, foram partícipes da construção da Central Única dos Trabalhadores, do Partido dos Trabalhadores e também da luta pela volta da democracia com a participação da classe trabalhadora.

As apresentações dessas lideranças foram de uma riqueza imensa para os participantes do curso. Os temas abrangidos por eles contribuíram muito para preparar nossa/os dirigentes e assessora/es para os desafios de organizar nos dias atuais os trabalhadores do ramo financeiro.


Uma parada para o café.

Após o debate com Augusto Campos e Gilmar Carneiro ficou bem mais fácil entender os princípios, a concepção e a prática sindical da CUT. A nossa central é de concepção sindical (e não movimento revolucionário) e quer organizar, mobilizar, negociar e contratar direitos para a classe trabalhadora.

Temos o socialismo como objetivo histórico da classe trabalhadora. No entanto, as transformações devem se dar diariamente e nós não podemos descuidar dos objetivos imediatos da classe trabalhadora. Esse papel é fundamental para nortear os sindicatos cutistas.

Nós criamos a CUT para construir a liberdade e autonomia sindical e para sermos contrários à estrutura sindical deixada na Era Vargas, com sindicatos atrelados ao Estado e dependentes do Imposto Sindical.

É isso, tivemos um ótimo dia de construção de conhecimento coletivo para a classe trabalhadora.

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

SOMOS ARTICULAÇÃO SINDICAL!

Nenhum comentário: