Páginas

3.4.12

Bancários e militância CUTista impedem divisão da base em Betim


(reprodução de matéria)

Escrito por CUT/MG - 02-Apr-2012




Pelegos da Contec e da FEEB recuam e não realizam assembleia de fundação de entidade apoiada pelo PSDB


A mobilização dos bancários e da militância CUTista derrotou mais uma tentativa do PSDB de se infiltrar no movimento sindical e minar a base da Central Única dos Trabalhadores. A Contec e a FEEB não conseguiram fundar, no último sábado (31), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de Betim. As entidades recuaram, diante da presença maciça dos bancários, e não realizaram a assembleia de criação do novo sindicato.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de BH e Região, Clotário Cardoso, a direção da Contec impediu de forma arbitrária a entrada dos bancários, que compareceram em massa à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Betim para participar da assembleia. “Os bancários foram lá para votar contra a fundação do sindicato. Numa atitude antidemocrática, os pelegos da Contec barraram a entrada da categoria”, revela Cardoso. Houve tumulto, a Polícia Militar interveio e foi feita ocorrência policial.

Ao contrário do que publicou o jornal Super Notícia, Cardoso nega que houve agressão a um fotógrafo da publicação. “Não aconteceu nada. É uma mentira”, protesta o presidente do Sindicato dos Bancários.

A assembleia de sábado era uma tentativa da Contec e da FEEB, ligada à NCST, de enganar e desmembrar os bancários de Betim de sua base. Por trás desse ataque ao Sindicato dos Bancários de BH e Região, filiado à CUT desde 1988, que há 80 anos defende os direitos da categoria bancária e ao seu lado tem conquistado vitórias históricas, está o projeto do PSDB que é tentar minar as bases dos sindicatos CUTistas em Minas Gerais, cooptar sindicalistas e controlar o movimento sindical visando a candidatura presidencial de Aécio Neves em 2014.


COMENTÁRIO:

É ISSO AÍ! EM 2003, participei da luta para impedir a divisão da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. Tivemos que levar nossa militância bancária num domingão às 7 horas da manhã em uma assembleia fajuta.

O resultado foi o mesmo do caso acima. Não deixaram os bancários entrarem e conseguimos evitar a divisão da categoria.


SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

SOMOS ARTICULAÇÃO SINDICAL!

Nenhum comentário: