Páginas

2.12.11

Contraf e Dieese concluem 2º módulo do curso de formação sindical no Sul


Essa é a bela turma do curso em Floripa.
A Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, finalizou na sexta-feira (25) o segundo módulo do curso de formação sindical, iniciado na segunda (21), voltado preferencialmente para diretores e diretoras de sindicatos de bancários dos estados da região Sul. O curso "Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro", dividido em três módulos, está sendo realizado na Escola Sul da CUT, em Florianópolis e conta também com participantes de Rondônia, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

"O segundo módulo foi focado em questões relativas ao setor financeiro, como moeda, bancos, sistema financeiro internacional, acordos de Basileia, Bretton Woods, Consenso de Washington. Além disso, os participantes estudaram também os planos econômicos no Brasil, Plano Real, Proer e Proes", afirma William Mendes de Oliveira, secretário de Formação da Contraf-CUT.

Miguel Pereira fala sobre SFN e 
a proposta da Contraf-CUT.
Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, abordou o Sistema Financeiro Nacional. Ele apresentou a proposta dos bancários para a regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal.

Já o primeiro módulo, lembra o dirigente sindical, focou a história do movimento sindical mundial, brasileiro e contemporâneo, passando principalmente pelo sindicalismo da CUT e dos bancários.

"Temos a agradecer as entidades que enviaram participantes, pois estão contribuindo para a formação de excelentes dirigentes sindicais, que possuem o desafio de ajudar a intensificar a luta dos trabalhadores do ramo financeiro", avalia William.


Segurança bancária

Ademir Wiederkehr fala 
sobre segurança bancária.
O dirigente sindical lembra que ocorreu uma inovação neste módulo em relação aos cursos realizados em outras regiões do país. "Houve a inserção na grade do curso, por sugestão do próprio grupo, do tema segurança bancária", afirma William.

Para falar sobre o assunto, a turma contou com a participação de Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador da Coletivo Nacional de Segurança Bancária.


Balanço

Nos últimos três anos, a Contraf-CUT, em parceria com o Dieese e com o apoio das entidades sindicais, percorreu todas as regiões do país oferecendo o curso de formação aos dirigentes de sindicatos e federações de bancários. A região Sul está sendo a última desta gestão.
Participantes.

"Com todas as dificuldades de se montar um curso desse porte, com três módulos de cinco dias, conseguimos oferecer o curso para dirigentes de todas as regiões do país, como havíamos nos comprometido", ressalta William.

O dirigente sindical destaca a participação e o interesse dos bancários na formação política. "Ao longo desse tempo, tivemos um aproveitamento excelente. De quase uma centena de participantes, somente três fizeram um módulo e não prosseguiram", salienta William.


Participantes.
"A relação de carinho e irmandade que foi ficando em cada grupo, a cada módulo formativo, nos dá a certeza de que o papel da formação em qualquer movimento social é a chave de tudo. Dificilmente alguém adere a uma ideia, uma utopia, se não houver uma compreensão do mundo, do seu mundo e do papel que cada um tem a desempenhar na luta pela mudança na sociedade em busca de um mundo melhor, mais justo, igualitário e solidário", avalia o dirigente sindical.

Calendário

Participantes.
O terceiro e último módulo do curso na região Sul acontece ainda neste ano, entre os dias 12 e 16 de dezembro. O primeiro módulo aconteceu entre os dias 24 e 28 de outubro.

"Sabemos, pelo contato constante e solidário que o movimento sindical nos permite, que o nosso curso ajudou muitos dirigentes e militantes a despertarem novos interesses na luta sindical e outros a renovarem a energia para mais um período de doação pessoal à luta dos trabalhadores", finaliza o secretário de formação da Contraf-CUT.


Participantes.


Fonte: Contraf-CUT

Nenhum comentário: