Páginas

12.12.11

3º Módulo do Curso Sindicato, Sociedade e Sistema Financeiro


Iniciamos hoje na Escola Sul da CUT o 3º e último módulo do 5º curso de formação da Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, Etapa Sul.

Começamos bem em relação a cumprir os objetivos, pois 100% dos participantes inscritos terminarão o curso. Também tivemos participações de dirigentes que haviam perdido algum módulo e que completaram seus cursos nesta Etapa Sul.

Neste primeiro dia, os participantes discutiram o trabalho inter módulos de avaliar as mudanças do perfil da categoria bancária na última década em relação aos bancos dos participantes do curso.


Plínio Pavão discute saúde do trabalhador.
Contamos também com a participação do especialista em saúde do trabalhador, Plínio Pavão, secretário da Contraf-CUT.


Plínio abordou temas muito importantes para os trabalhadores do ramo financeiro na atualidade - saúde, condições de trabalho, assédio moral e metas abusivas.


O grupo discutiu a questão da dicotomia entre Saúde do Trabalhador x Saúde Ocupacional/Medicina do Trabalho.


Para nós, o importante é o foco na saúde do trabalhador.


"Esse conceito situa-se no quadro geral do estudo das relações entre saúde e trabalho e apresenta-se como um modelo teórico de orientação às ações na área da atenção à saúde dos trabalhadores, no seu sentido mais amplo, desde a promoção, prevenção, cura e reabilitação, incluídas, aí, as ações de vigilância sanitária e epidemiológica. Esse modelo vai orientar a aplicação do conhecimento técnico oriundo das disciplinas que se atêm a este campo e que foram exemplificadas anteriormente. Estudo dos modos de desgaste e reprodução da força de trabalho apresenta uma influência fundamental do materialismo histórico. A metodologia que orienta esse estudo estabelece a análise dos impactos dos ambientes e das formas de organização e gestão do trabalho na vida dos trabalhadores a partir da determinação histórica e social dos processos de saúde e doença (Laurell e Noriega, 1989)" in: Verbete: Saúde do Trabalhador - Henrique Caetano Nardi.


Ainda no dia de hoje, o grupo começou a discutir e preencher os desafios da ação sindical do ramo financeiro. Até sexta-feira, cada tema discutido no módulo será incluído nos desafios e serão pensadas ações para o próximo período do movimento sindical bancário.


Gustavo, William, Alex, Vivian e mestre Carlindo.
Ao final do dia, como ocorre sempre, a coordenação avalia o dia de trabalho e busca acertos para o dia seguinte.


Vamos seguindo e construindo juntos o conhecimento dos trabalhadores.

Nenhum comentário: