Páginas

23.11.11

CURSO SINDICATO, SOCIEDADE E SISTEMA FINANCEIRO


5ª turma do curso da Contraf-CUT/Dieese - foto: William Mendes
Hoje foi o terceiro dia do segundo módulo do curso SINDICATO, SOCIEDADE E SISTEMA FINANCEIRO, organizado pela Contraf-CUT e Dieese. Esta é a quinta etapa do curso que já percorreu todas as regiões do País. Agora estamos na Escola Sul da CUT em Florianópolis.
No primeiro módulo do curso, realizado em outubro, os participantes oriundos de seis bases sindicais - PR, MS, RS, RO, SC e SP -, produziram muito conhecimento acerca da história do movimento sindical mundial, brasileiro e da contemporaneidade, passando principalmente pelo sindicalismo da CUT e dos BANCÁRIOS.

Este segundo módulo é bastante focado em questões relativas ao setor financeiro em si: moeda, bancos, sistema financeiro internacional, acordos de Basileia, Bretton Woods, Consenso de Washington. Além disso, os participantes estudam também os planos econômicos no Brasil, Plano Real, Proer e Proes, a proposta dos bancários para a regulamentação do artigo 192 da CF, segurança bancária, etc.

Eu não pude acompanhar a turma nos primeiros dois dias pois estava em um evento nacional na Contraf-CUT em SP. Chegando hoje pela manhã, o que pudemos perceber foi a participação incansável e engajada da turma do curso. Os sindicatos que enviaram os participantes estão de parabéns, pois já têm e terão excelentes dirigentes para ajudar na luta dos trabalhadores do ramo financeiro a combater as mazelas dos donos do Capital, os banqueiros-quebra-mundo.

William Mendes, sec. formação da Contraf-CUT

PS: ao mesmo tempo em que os bancários estão em formação na belíssima Escola Sul da CUT, está ocorrendo no mesmo local o ENAFOR, onde a nossa central está organizando as estratégias e a rede de formação CUTista à disposição da classe trabalhadora para o próximo período formativo e de luta.

Nenhum comentário: