Páginas

26.11.11

CURSO DE FORMAÇÃO SINDICATO, SOCIEDADE E SISTEMA FINANCEIRO - CONTRAF-CUT e DIEESE

Aqui estou com o mestre Carlindo do Dieese, esse grande homem marcou nossas vidas com sua simplicidade e sabedoria formativa. Já na adolescência, lá estava ele nos anos 80 na Conclat na Praia Grande, que decidiria pela criação de nossa CUT. VIDA LONGA MESTRE CARLINDO!

REFLEXÃO

Ontem à noite, quando voltava do aeroporto conversando com um taxista conhecido, vindo de Florianópolis SC, estava refletindo a respeito do feito que foi conseguir realizar ao longo de nosso mandato na Contraf-CUT os cinco cursos de formação pelo País afora. Um curso de parceria entre a Contraf-CUT e o Dieese, apoiado pelas nossas entidades bancárias CUTistas.

Daqui a duas semanas estaremos realizando o 15º e último módulo dessa saga formativa dos dirigentes bancários CUTistas.

Não posso negar e não consigo esconder a emoção da sensação de missão cumprida. A tarefa não era de fácil realização. Qualquer pessoa ou entidade que trabalhe com formação sabe do que estou falando, em relação a dificuldades financeiras, políticas e ideológicas, e sobretudo dificuldades em estabelecer nosso curso como prioridade na agenda sindical. Foi preciso muita amarração política para o sucesso do projeto.

Ao longo desses três anos, quase não perdemos ninguém pelo caminho. De quase uma centena de participantes, somente três fizeram um módulo e não prosseguiram.

Sabemos, pelo contato constante e solidário que o movimento sindical nos permite, que o nosso curso mudou e ajudou muita/os dirigentes militantes que despertaram novos interesses na luta sindical e outra/os renovaram a energia para mais um período de doação pessoal à luta dos trabalhadores.

A relação de carinho e irmandade que foi ficando a cada grupo, a cada módulo formativo ao longo desses quase três anos nos dá uma certeza que o papel da formação em qualquer movimento social é a chave de tudo. Dificilmente alguém compra uma ideia, uma utopia, se não houver uma compreensão do mundo, do seu mundo e do papel que cada um tem a desempenhar na luta pela mudança na sociedade em busca de um mundo melhor, mais justo, igualitário e solidário.

Conhecemos tantas pessoas, pessoas maravilhosas, heróis e heroínas, não porque têm um super-poder e tudo podem como nos desenhos e estórias, heróis e heroínas porque fizeram a escolha pela luta ao lado dos trabalhadores e oprimidos, escolheram o lado mais difícil, mais duro e, no entanto, o único que vale a pena e que engrandece a dimensão humana em cada um de nós - mamíferos e feras tidos como os racionais na fauna do mundo.

Posso dizer que valeu a pena todo o sacrifício que foi para instalar cada um desses quinze módulos ao longo desses três anos.

Todos nós que estivemos envolvidos de alguma forma no processo mudamos e crescemos: os participantes, a coordenação, os palestrantes, os funcionários e entidades às quais pertencemos.

Enfim, crescemos juntos enquanto categoria, enquanto classe, e posso afirmar com tranquilidade que

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

William Mendes, sec. formação da Contraf-CUT

6 comentários:

Benicio disse...

Grande companheiro William Mendes, que a sua admirável força encontre sempre fontes de energia para continuar sempre em frente, pois a luta nunca acaba mas, é confortante saber que a cada passo dado, estamos mais próximos da conquista de nossos objetivos. Um grande abraço. Benicio.

William Mendes disse...

Valeu grande companheiro Benício!

Estamos juntos na luta, abraços.

Mauri disse...

Companheiro...Eu tenho muito a agradecer pela oportunidade de fazer parte da história viva... já estou com saudades da turma...essa galera é 10 e com certeza vai fazer muito pelo mov. sindical e pela construção da sociedade e sindicato que queremos..

Um abraço
Mauri

AMADO (Geson Florindo) disse...

Tenho orgulho de ser sindicalista e ter participado de um deste curso de tres modulos no Atibainha, interior de Sao Paulo com uma turma marcante maravilhosa. Noa temos duvidas do acerto desta ideia e novo modelo de formacao tao necessaria a atualizacao e consolidacao do movimento sindical brasileiro.
Quanto a voce William, saiba que precisamos mesmo de gente obstinada e centrada na busca da maximizacao do resultado buscando o melhor para a categoria bancarai. Parabens companhiro!!!

WADSON disse...

parabens a todos, nos aqui de brasilia, estamos prontos para os desafios: regular o sistema financeiro brasileiro, lutar pela convenção 158 da OIT, lutar pela igualdade de Oportunidade para todos os bancários brasileiros e aos nossos irmão do MERCOSUL, SOMOS FORTES SOMOS CUT BRASIL, UM FORTE ABRAÇO A TODOS WADSON!!!!!!!!!!!!!!

William Mendes disse...

Queridos amigos e companheiros Wadson, Amado e Mauri,

A relação fraterna que construímos estará sempre em nossos corações.

Para mim, atualmente, tem pesado muito este nosso trabalho na motivação para continuar no movimento.

Abraços a todos, William