Páginas

21.11.11

Bancários de Campo Grande (MS) filiam-se à Fetec-CN para fortalecer a luta

Os bancários de Campo Grande e Região (MS) decidiram em assembleia na noite do último dia 17, com apenas dois votos contrários, mudar de federação, abandonando a Feeb-SP/MS e filiando-se à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Oeste e Norte (Fetec/CN-CUT), entidade à qual também estão filiados o Sindicato de Brasília e o Sintraf-Ride.



“A mudança de representação federativa faz parte da estratégia dos bancários de Campo Grande de avançar sua atuação política e sindical, participando ainda mais das lutas nacionais e fortalecendo a unidade da categoria em nível regional e nacional”, explicou a presidente do Sindicato, Iaci Azamor Torres.


“Estamos deixando uma estrutura e um modelo de luta sindical ultrapassados e implementando um ritmo mais acelerado nas lutas, caminhando em outra direção para tirar o sindicato do comodismo, do isolamento político e sindical, que só interessavam aos patrões e às forças conservadoras”, acrescentou a dirigente sindical.


Ao aprovar a migração para a Fetec/CN-CUT, os bancários de Campo Grande optaram por ligar-se a uma federação mais combativa e alinhada aos interesses dos bancários. “É a maneira mais coerente da diretoria de fazer a defesa intransigente dos interesses da categoria, especialmente na organização das lutas, e empenhando-se no combate aos problemas que afligem os trabalhadores do segmento”, argumentou Edvaldo Barros, secretário-geral do Sindicato.


A diretoria defendeu a filiação do Sindicato à Fetec/CN-CUT porque já há uma aproximação com a federação e uma afinidade de propostas e porque já tem recebido total apoio da entidade nas lutas, na inserção e organização dos movimentos, na formação de dirigentes sindicais, no debate sindical e político.


A busca por uma federação mais forte e representativa se deu à medida que foi sendo constatando que os problemas mais aflitivos não são solucionados apenas em nível regional, por mais que reforçasse a organização por local de trabalho. O enfrentamento, portanto, só poderia se dar, segundo os dirigentes, com a união e a organização de todos os bancários em lutas e campanhas unificadas em todo o país, para aumentar a força e poder de pressão por respeito aos direitos e por novas conquistas.


O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto, participa da inauguração da Pousada do Bancário, novo espaço do Sindicato de Campo Grande destinado ao trabalhador em trânsito pela cidade


Com a aprovação pela mudança de federação, o Sindicato passa a participar de todas as representações superiores filiadas à CUT, a maior central sindical do país, que abriga cerca de 3.700 sindicatos. Além da CUT estadual e nacional, o Sindicato de Campo Grande já era filiado à Contraf-CUT, que reúne oito federações e 103 sindicatos, representando mais de 90% dos 480 mil bancários, além de coordenar o Comando Nacional nas campanhas salariais da categoria.


Inúmeros dirigentes bancários da CUT, da Fetec/CN e dos sindicatos da região Centro-Oeste e Norte, especialmente os de Brasília, estiveram em Campo Grande acompanhando a assembleia. A adesão de mais um sindicato do Mato Grosso do Sul foi recebida com muita satisfação pelos sindicalistas. Veja como foi a repercussão e a avaliação sobre essa nova filiação:


“A filiação do Sindicato de Campo Grande à Fetec/CNCUT é uma decisão coerente com a atuação da diretoria da entidade, que já está ligada à CUT e à Contraf-CUT. É o elo que faltava na consolidação do seu trabalho, que respeita os princípios de unidade e solidariedade dos trabalhadores, de democracia, liberdade e autonomia sindicais.”

Jacy Afonso,
secretário de Organização da CUT Nacional


“Nós entendemos que o Sindicato dos Bancários de Campo Grande virá compor a Fetec/CN para unir forças e fortalecer ainda mais o movimento bancário. A atuação democrática da nossa Federação é reconhecida nesse momento com a filiação de mais este sindicato. Atualmente a Federação conta com 11 sindicatos e está presente em oito estados das regiões Centro-Oeste e Norte, o que mostra a representatividade e força da entidade.”

José Avelino,
presidente da Fetec/CN-CUT


“A consolidação da nova fase do Sindicato de Campo Grande como agente formulador e atuante no movimento sindical do ramo financeiro nacional passa por sua filiação à Fetec/CN-CUT, fortalecendo e fazendo parte da unidade nacional da categoria bancária."

Rodrigo Britto,
presidente do Sindicato de Brasília e diretor da CUT-DF


“Considerando o aspecto geográfico e a proximidade de Campo Grande à região central, entendemos que essa é uma oportunidade para fazer crescer ainda mais a base sindical da Fetec/CN. A mudança não traz prejuízos para a Federação de SP e MS (Feeb SP-MS), que já conta com um número expressivo em sua base essencialmente localizada no interior do Estado e está distante de Campo Grande. Além disso, a participação do Sindicato dos Bancários de Campo Grande na Fetec/CN certamente será maior do que era na Feeb SP-MS.”

Eduardo Araújo,
Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e diretor do Sindicato de Brasília


“Quem sabe faz a hora não espera acontecer. Os bancários de Campo Grande já demonstraram nas urnas sua vontade de lutar e mudar elegendo a nova diretoria. E com a vinda para Fetec/CN-CUT darão mais um passo para avançar e consolidar o fortalecimento da categoria. Assim, os bancários de Campo Grande se inserem ainda mais, com a cara e a coragem próprias do trabalhador e com sentimento de classe, nas lutas e na organização nacional da categoria.”

Matuzalém Albuquerque,
secretário de Relações Sindicais da Fetec/CN-CUT


“O Sindicato de Campo Grande e Região tem representatividade e porte expressivos na categoria. A entidade que já faz parte do Comando Nacional dos Bancários só vem reforçar a unidade dos trabalhadores estando junto com outros sindicatos cutistas da região na Fetec–CN.”

Clever Bomfim,
Presidente do Sintraf-Ride



Fonte: Seeb DF - Da Redação

Nenhum comentário: