Páginas

13.9.11

Caixa Federal tem de apresentar proposta

Trabalhadores estão indignados com falta de respostas da direção do banco às reivindicações dos empregados


São Paulo – Os representantes dos trabalhadores voltaram a cobrar que a direção da Caixa Federal apresente proposta às reivindicações dos empregados para renovação do acordo aditivo ao Contrato Coletivo de Trabalho (CCT).


A exigência foi reforçada durante a terceira rodada de negociação específica que ocorreu nesta terça-feira 13, em São Paulo, para discutir os temas relacionados à carreira, o respeito à jornada de seis horas dos empregados e a isonomia entre todos os trabalhadores.


“A direção do banco manteve a postura das negociações anteriores e não se posicionou em relação às prioridades dos empregados para melhorar as condições de trabalho. Os representantes do banco afirmaram que apresentarão uma proposta global na próxima rodada de negociação”, afirmou a dirigente sindical e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) Jackeline Machado.


Entre as exigências dos empregados para a ascensão profissional estão melhorias no Programa de Seleção Interno (PSI) que assegurem a sua transparência para evitar injustiças ou favorecimentos. O Comando Nacional também exigiu a criação de critérios claros para que o trabalhador acompanhe sua avaliação pela empresa e que seja garantido o direito de defesa do bancário antes que ocorra qualquer descomissionamento.


Os representantes da Caixa afirmaram que não voltarão a discutir as reivindicações em torno da jornada de seis horas para os comissionados e a isonomia, no que se refere à licença-prêmio e ao Adicional por Tempo de Serviço. “Não concordamos com essa postura da empresa e vamos continuar pressionando até que as exigências do movimento sindical sejam atendidas. Todos são trabalhadores de uma mesma empresa e nada justifica essas diferenças de direitos ou de tratamento”, destaca Jackeline.


O Comando Nacional dos Bancários e a Caixa Federal ainda não definiram a data da próxima rodada de negociação, quando a empresa deve apresentar sua proposta global aos trabalhadores para renovação do acordo aditivo.


“Os trabalhadores devem estar preparados para ampliar a mobilização caso a Caixa apresente proposta que não contemple as reivindicações dos empregados”, orienta Jackeline.


Encontro de isonomia – A Comissão Executiva dos Empregados decidiu pela realização do Encontro Nacional sobre Isonomia no dia 20 de setembro, em Brasília, em cumprimento à deliberação do 27º Conecef. Serão realizadas atividades na matriz do banco público e no Congresso Nacional.


Fonte: Seeb SP - Jair Rosa - 13/09/2011

Nenhum comentário: