Páginas

6.8.11

Economus: é preciso pressão na direção do Banco do Brasil (é o resultado da Plenária que fizemos nesta semana em SP)

Sindicato defende que Cassi e Previ têm de ser para todos os funcionários e com qualidade

Foto: Jailton Garcia
 --------------------------------------------------
São Paulo – A situação dos trabalhadores dos bancos incorporados no que se refere à previdência complementar e assistência à saúde será um dos principais temas de discussão com a direção do Banco do Brasil nas negociações específicas dentro da Campanha Nacional para a renovação do acordo aditivo.


Para organizar a mobilização, o Sindicato realizou na terça 2 plenária que discutiu especificamente o fundo de pensão dos funcionários da ex-Nossa Caixa, o Economus.


Um dos maiores questionamentos dos participantes, da ativa e aposentados, foi o recente aumento, de forma unilateral, de 25% nas contribuições. “Estamos reivindicando que o Economus nos forneça os cálculos para checar se a cobrança procede. Como até agora nada nos foi passado, estamos estudando medidas para resguardar os direitos dos participantes”, afirma Antonio Sabóia Barros Júnior, conselheiro fiscal suplente do Economus.


Na reunião foram discutidos também os efeitos das resoluções 254 e 259 da Agência Nacional de Saúde (ANS) que tratam da adequação de procedimentos e dos prazos mínimos para atendimento, respectivamente. “São medidas importantes que favorecem os associados, mas se não houver uma boa gestão no Economus haverá um grande prejuízo que se refletirá em todos os usuários”, afirma Sabóia, criticando também que o fato de a gestão não ser paritária. “Isso dá muito poder à empresa”.


Outro ponto discutido foi o desrespeito da Cassi em recusar o ingresso dos funcionários dos bancos incorporados. Uma medida que contraria o estatuto da Caixa de Assistência. “Isso pode até provocar ações contra a Cassi, caso esse impedimento não seja revogado o quanto antes”, acrescenta Sabóia. “Somos todos funcionários do BB, assinamos a adesão e exigimos que tanto a Cassi quanto a Previ sejam para todos e com qualidade”, acrescenta o dirigente.


Fonte: Seeb SP - Jair Silva - 03/08/2011

COMENTÁRIO:
COM RELAÇÃO À ENTRADA EM VIGOR DA RESOLUÇÃO 254 DA ANS, QUE SERIA NESTA SEMANA QUE PASSOU, O GOVERNO PRORROGOU O PRAZO PARA O ANO DE 2012. NO ENTANTO ESTAMOS COBRANDO DE NOSSOS ELEITOS DO CONSELHO DELIBERATIVO QUE VOTEM A ALTERAÇÃO NO REGULAMENTO DA CASSI PARA QUE AS NOVAS LISTAS DE PROCEDIMENTOS MÍNIMOS DA ANS SEJAM IMPLEMENTADAS AUTOMATICAMENTE.


A CASSI, EM GERAL, JÁ CUMPRE A AMPLA MAIORIA DOS PROCEDIMENTOS DA LISTA. SÓ É PRECISO MUDAR PARA QUE SEJA AUTOMÁTICO O AJUSTE A CADA 2 ANOS (PERÍODO EM QUE SAI LISTA NOVA DE PROCEDIMENTOS)

Nenhum comentário: