Páginas

8.8.11

Banco do Brasil segue intransigente na CCP (SP)

Instituição financeira já recusou 90% dos pedidos de acordo dos bancários


--------------------------------------------------------------------------------

São Paulo – Desde que a Comissão de Conciliação Prévia do Banco do Brasil (CCP) foi retomada, em maio deste ano, apenas quatro das 40 solicitações feitas pelos trabalhadores terminaram em acordo.


Segundo a diretora do Sindicato e funcionária do BB Tânia Balbino, que representa a entidade nas reuniões da CCP, a postura da empresa tem sido de grande desrespeito aos trabalhadores. “Na véspera das reuniões, o banco protocola uma carta negando o pedido de acordo e nem sequer envia um representante para explicar os motivos da recusa. Um grande descaso com quem trabalhou durante muitos anos na empresa e quer, apenas e tão somente, o que é direito”, afirma a dirigente sindical.


Tânia destaca ainda que, mesmo nos poucos casos que culminaram em acordo, o BB não forneceu ao ex-funcionário cópias da planilha de cálculo e da guia do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Estamos questionando esse procedimento, pois o trabalhador tem o direito de ter cópias desses documentos”, acrescenta.


A CCP – A Comissão de Conciliação Prévia objetiva discutir as pendências trabalhistas de bancários dispensados, que se aposentaram ou pediram demissão. Seu intuito principal é resolver as questões por meio da negociação direta, evitando que cheguem ao Judiciário.


“O banco não tem se empenhado em resolver os problemas por meio do diálogo. Se essa postura não mudar, vamos tomar outras medidas para que os direitos dos funcionários sejam respeitados”, acrescenta Tânia


Agendamento – Os bancários interessados em agendar uma data na CCP devem entrar em contato com a Central de Atendimento do Sindicato pelo 3188-5200. O Sindicato orienta o trabalhador a guardar qualquer tipo de documento que ajude a embasar o pedido junto ao Banco do Brasil.



Fonte: Seeb SP - Jair Silva - 04/08/2011

Nenhum comentário: