Páginas

23.7.11

Reflexões militantes

Sábado à noite.
Voltei há pouco da 13a Conferência Estadual dos Bancários da Fetec CUT SP.
Estou muito cansado física e psicologicamente. Estou trabalhando há semanas sem descanso.

Militância!
Estou trabalhando pelas causas que acredito.
Fico pensando no mundo, na vida e no valer a pena das coisas.

Entrei no movimento sindical depois dos trinta anos de idade.
Nesses nove anos aprendi muito e cresci como ser humano.
São também nove anos sem tempo para minha família e entes queridos.
Hoje tenho a convicção de dizer que sou uma pessoa de esquerda.
E também de dizer que acredito na mudança e na educação e formação.

Iniciei meu novo mandato de dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região afirmando que vou cobrar diariamente de nós mesmos, diretoria, muito trabalho e muita proximidade com os trabalhadores que representamos.

Nós, alguns bancários com mandatos, NÃO PODEMOS TUDO! Não somos super homens e super mulheres. PRECISAMOS DOS BANCÁRIOS CONOSCO!

Eu tenho a impressão que o mundo vai passar por grandes turbulências no próximo período.
As democracias vão sofrer. Os movimentos sociais é que vão pagar o pato, como sempre.

Temos que criar redes organizadas em nossos sindicatos e, a partir dos sindicatos, nos locais de trabalho. Vamos precisar de MAIOR PARTICIPAÇÃO dos colegas no embate e na luta por direitos e por dignidade humana, pois NEGAR DIREITOS DO TRABALHO É NEGAR DIGNIDADE HUMANA!

Aos dirigentes e militantes orgânicos que nos acompanham, peço que organizem redes de bancários em suas bases, em seus bancos, para que façamos uma MOBILIZAÇÃO GIGANTE, UMA REVOLTA BANCÁRIA NESTA CAMPANHA 2011 para que o governo e os banqueiros nos RESPEITEM E ATENDAM NOSSAS REIVINDICAÇÕES.

Não sou bom com twitter, facebook e outras ferramentas. Eu me adaptei mesmo a escrever, quando possível, em meus blogs.

Se cada militante e liderança organizar 5 ou 10 locais de trabalho, incluindo ESCRITURÁRIOS, CAIXAS E COMISSIONADOS, seremos uma legião gigante pressionando (de dentro para fora) a banqueiros e governo a nos respeitar e fazer propostas sérias nas negociações que começarão daqui a poucos dias.

Eu não acho producente movimentos de massa esporádicos e sem foco porque podem fazer barulho e não trazer nada de efetivo. Temos que aproveitar a revolta e a indignação para buscar objetivos claros como, por exemplo, os bancários aderirem fortemente a Campanha Nacional 2011 pelo fim do assédio moral e fim das metas abusivas, por melhores condições de trabalho e por melhor remuneração do trabalho bancário. Com foco claro nisso, o patronato terá que ceder.

Estou cansado, mas cada vez que vejo a Direita e o Capital se organizando contra os trabalhadores, encontro energia extra para sair e lutar por um mundo mais justo e igualitário.


Seguimos lutando...

5 comentários:

GILMAR CARNEIRO disse...

Jovem, William, quando o corpo e a mente estão cansados, o melhor é evitar falar e escrever. O melhor é relaxar e descansar. Você é uma das promessas do jovem sindicalismo. Trabalhador, estudioso e comprometido. Mas só isto não basta. É preciso ter paciência e sabedoria na hora de tomar decisão. A categoria não está revoltada. Os trabalhadores também não estão revoltados. Eles querem mais e é papel dos sindicatos contribuirem para conquistarem mais. Porém, sem expontaneismo nem paternalismo. Lembre-se do sonho do Faraó sobre as Sete Vacas Gordas e as Sete Vacas Magras...
Boa sorte e conte comigo. Um velho sindicalismo ainda serve para ajudar a refletir sobre a vida e a classe trabalhadora. E não deixe sua familia para segundo plano, nas horas difíceis, ela fica mais perto da gente do que "a classe trabalhadora" ou "os sindicalistas".

William Mendes disse...

Valeu pelos conselhos grande companheiro e professor Gilmar.

Nesta segunda, fui em uma de nossas regionais do Sindicato para organizar uma convocação e reunião com bancários do BB e depois voltei pra casa à tarde para descansar um pouco com a família.

Abraços, William

Leandro Meireles disse...

Abs e força!

William Mendes disse...

Valeu Leandro, abraços a ti também! William

William Mendes disse...

Camarada Gilmar, fui reler o caso das vacas gordas e magras e encontrei um excelente texto de Rubem Alves. O que ele conta sobre o racionamento de luz aconteceu comigo.

http://www.rubemalves.com.br/misteriodoegitoantigo.htm

Texto muito bom!