Páginas

7.4.11

O quadro funcional do Banco do Brasil de hoje

Li na edição da revista bb.com.vc Ano 11 n.66 de fev.2011 dados interessantes sobre o perfil do quadro funcional da empresa.

Como está em uma revista, entendo ser público. Os dados são importantes para nós do movimento sindical e representantes dos trabalhadores pensarmos um pouco sobre as formas de agregar esses bancários nas nossas lutas diárias contra as perversidades da empresa e do governo.

O banco conta hoje com 112.179 funcionários, dos quais 66.028 são homens (59% do total), o banco concentra a maior parte de seu corpo funcional na região Sudeste.

São Paulo, Brasília e Minas Gerais são os estados com as mais altas concentrações. A idade média é de 38 anos, mas a maior incidência de pessoas está na faixa entre 26 e 30 anos (19%).

No BB, os casados são maioria (53%), contra 40% de solteiros.


UM PERFIL DA NOSSA GENTE, EM NÚMEROS*

384 funcionários têm entre 18 e 20 anos. Por outro lado, apenas 4 têm 72 anos ou mais. A maior parte (20.732) está na faixa entre 26 e 30 anos.

O estado onde os funcionários têm a maior média de idade é o Ceará (41 anos). Mas, no quadro geral, os colegas que trabalham em dependências no exterior é que têm a média etária mais alta (45 anos). Roraima, por sua vez, tem o corpo mais jovem de trabalhadores (média de 34 anos).

A maioria dos funcionários (32.204) tem 1 a 3 anos de carreira no BB. Apenas um único colega tem mais de 51 anos de casa.

Na tradicional disputa "casados X solteiros", o primeiro grupo (58.015) leva vantagem sobre o segundo (43.227).

A maioria do quadro funcional (79.216) tem formação superior, sendo 51.705 graduados e 27.511 funcionários com pós-graduação (doutorado, mestrado, especialização ou aperfeiçoamento).

Se você trabalha em São Paulo, saiba que seu estado é o que mais concentra funcionários do Banco: são 31.586. Roraima é a unidade da Federação com menos colegas (155). Um total de 73 pessoas trabalha em postos do BB em outros países.

Os escriturários são o grande grupo no BB. Exatos 30.237 funcionários ocupam essa função. Em seguida, as posições mais comuns são as de assistente A UN (13.749 deles), de caixa de executivo (14.066) e de gerente de relacionamento UN (12.614).


*Levantamento de dez/2010 (força de trabalho real. Não inclui afastamentos, licenças e funcionários em disponibilidade).

Fonte: revista bb.com.vc

2 comentários:

Anônimo disse...

"A maioria do quadro funcional (79.216) tem formação superior, sendo 51.705 graduados e 27.511 funcionários com pós-graduação (doutorado, mestrado, especialização ou aperfeiçoamento)." Ou seja, um quadro especializado, invejado, e menosprezado. O BB hoje, e antes pior ainda, não valoriza seus funcionários. Qual a média salarial do BB? Se são tão especializados é pq restringem sua qualidade de vida, em um salário apertado e desvalorizado. Noto, tambem,que os que aguentaram os anos de chumbo (Collor-FHC) foram excluidos da empresa, numa destruição da cultura e historia de lutas. "A maior parte (20.732) está na faixa entre 26 e 30 anos."
Se ele (BB) ainda existe não é pelo governo federal, que quase o destruiu ( e a PREVI, CASSI tambem), mas pela luta dos que acreditavam ( e acreditam) nele como instrumento de desenvolvimento, com importante função na inserção social. Assim é o BB do PT, partido onde creditamos nosso sonho de restauração de dignidade, quase destruida por antes, mas que fracassou no presente.

William Mendes disse...

Olá colega! Obrigado pelo comentário. CONCORDO COM SEU TEXTO! Faço apenas um comentário em relação ao "BB do PT". Nesses oito anos passados e agora em 2011 o Brasil foi governado por uma coligação comandada pelo PT. Então, as mazelas são responsabilidade do PT TAMBÉM. Mas essa foi a opção interna do partido quando decidiu chegar ao poder de fato. Ou seja, o PT tem, em média, uns 30% de votos do eleitorado brasileiro. Para chegar ao poder, precisou de aliados (alguns terríveis e esdrúxulos como o vice-presidente de Dilma - do PMDB). REPITO, CONCORDO COM SEU COMENTÁRIO, MAS NÃO POSSO DIZER QUE TODO O MAL RECAI SOBRE O PT. O governo é um reflexo da característica do povo brasileiro - bastante heterogêneo. ACHO que poderia melhorar se a população votasse em pelo menos 50% em partidos de esquerda para o executivo e o legislativo. A SONHAR... Abraços, William Mendes