Páginas

28.4.11

Em assembleia no Seeb SP, funcionários do BB aprovam acordo da CCP

Comissão voltará a funcionar dentro de alguns dias. Ex-bancários já podem solicitar agendamento 

--------------------------------------------------------------------------------

São Paulo - Os funcionários do Banco do Brasil aprovaram em assembléia na quarta 27, na sede do Sindicato, o acordo que retoma a Comissão de Conciliação Prévia (CCP), assinado pela presidenta da entidade, Juvandia Moreira, e por representantes do BB em março, em Brasília. O acordo estava suspenso havia quase dois anos.


Na CCP, bancários dispensados, que pedem demissão ou se aposentam podem resolver pendências trabalhistas, decidindo se aceitam a proposta da empresa ou se preferem entrar com ação judicial, que pode demorar mais, mas que, de uma forma geral, garante valores maiores.


“Agora que o acordo foi ratificado pelos funcionários, nós estamos providenciando a estrutura para o funcionamento da Comissão, que deve começar a receber os bancários dentro de uma ou duas semanas”, informa o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.


Mas enquanto a CCP não funciona de fato, os bancários da base do Sindicato (São Paulo, Osasco e região) podem mandar mensagem por meio do www.spbancarios.com.br, manifestando interesse em agendar uma reunião na CCP e informando seu nome, telefone para contato, agência onde trabalhou e última função desempenhada. Além da assessoria jurídica disponibilizada pelo Sindicato, o bancário contará com a presença de um diretor da entidade na reunião da CCP.


Avanços - Entre os principais avanços do acordo, que abrange também quem saiu do banco em até dois anos, está a garantia de ressalva nas ações coletivas em tramitação há mais de 5 anos; a suspensão da CCP em caso de o bancário não concordar com a proposta do banco, iniciando processo de negociação para resolver o problema, e a entrega pelo BB de extrato detalhado do que está sendo pago. Além disso, mesmo que o trabalhador tenha firmado acordo, ele terá 180 dias para pedir nova reunião para debater algum tema que considere conflitante ou que tenha deixado de incluir anteriormente na CCP.


Fonte: Seeb SP - Redação - 28/04/2011 (com algumas alterações do blog)

Nenhum comentário: