Páginas

4.4.11

Contraf-CUT retoma negociação com BB sobre Plano 1 da Previ nesta segunda

A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam, nesta segunda-feira (4), a partir das 16h30, as negociações com os representantes do Banco do Brasil sobre o Plano 1 da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do BB. Na pauta estarão as reivindicações dos participantes para tornar a gestão do fundo mais transparente e democrática.



A reunião, que também deve contar com a presença dos conselheiros deliberativos eleitos da Previ e dos representantes das associações de aposentados, vai discutir o fim do voto de minerva do banco para desempatar casos de empate em decisões, a volta da consulta ao corpo social nas mudanças estatutárias e o retorno das eleições para a diretoria de participação, responsável pelos investimentos em renda variável e carteira imobiliária.


"Esperamos que o Banco do Brasil atenda nossas reivindicações. O fim do voto de minerva e o retorno das eleições para a diretoria de participação são algumas das propostas mais aguardadas pelos participantes do fundo de pensão", afirma Mirian Fochi, conselheira deliberativa eleita da Previ e diretora da Contraf-CUT.


Fonte: Contraf-CUT com Seeb Brasília

2 comentários:

Unknown disse...

Com as retomadas das negociações para melhoria do Plano 1 Previ, gostariamos que as sugestões abaixo fossem incluidas nas pautas das próximas reuniões :

a) Redução/Eliminação da Parcela Previ;

b) Permitir quando da conversão em espécie de licença prêmio, abonos, férias e folgas, que os valores passem a fazer parte no saláriode participação, elevando o teto do mesmo;

c) Incluir o Valor de Referência como 4ª opção para cálculo do salário-de-participação;

d) Equiparar o índice de correção dos últimos 36 Salários Base de Benefício para cálculo, ao índice do BET -Benef.Especial Temporário (INPC + 5% a.a)

e) Beneficios para quem tem mais de 360 meses de contribuição, tais como : aumento gradativo do salário de participação para cada ano a partir da 361º contribuição, suspensão dos pagamentos a partir da 361º contribuição, etc.

William Mendes disse...

Olá colega! Enviarei para o Sasseron, nosso diretor eleito de seguridade na Previ as suas propostas.

Mas posso adiantar alguns comentários:

Já estamos reivindicando a redução da Parcela Previ. A eliminação da PP não é uma boa proposta, pois ela faria com que vários colegas recebessem hoje um benefício menor no complemento à aposentadoria.

Incluir o VR como 4a opção para o cálculo não teria muita eficácia, pois os bancários já têm como referência de benefício OU O VR (FUNÇÕES MAIORES) OU MAIS QUE O VR (COMISSÕES MÉDIAS E FUNCIS COM PCS NOS ÚLTIMOS NÍVEIS). OU então a 3a fórmula para quem não é comissionado.

A ideia de permitir conversões e demais vendas de direitos no salário de participação foi alterada com a reforma do estatuto em 1997, aprovado pelo corpo social (era assim).

Bom, como disse, estou repassando para o Sasseron que é uma referência para nós nesses tipos de estudos. Valeu pelas sugestões.

Abraços,